Final de semana com tênis em Criciúma

Criciúma Clube e Mampituba recebem etapa do Circuito Estadual, entre sexta e domingo, a partir das 8 horas. Serão 360 atletas participantes do torneio


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

A bolinha vai subir, neste final de semana, em Criciúma. A cidade recebe, de sexta-feira até domingo, 23 a 25, a quarta etapa do Circuito Estadual de Tênis, válida para o ranking de classes da Federação Catarinense. A competição será realizada em duas sedes: Criciúma Clube e Sociedade Recreativa Mampituba. São esperados, aproximadamente, 350 atletas – entre profissionais e amadores. “Vamos sediar as principais categorias: profissionais masculino e feminino. Também as primeiras e segundas classes no masculino. O total é de sete categorias. As demais categorias – por volta de 15 – serão no Mampituba. Cada clube recebe as finais das categorias que sediar”, explica o diretor de esportes do Criciúma Clube, Flávio Souza Neto.

As partidas começam às 8 horas, nos três dias, e não tem hora para encerrar. “Encerra quando terminar o último jogo. No domingo teremos as semifinais e finais”, comenta Flávio. Campeão da terceira etapa do Estadual, realizada em Florianópolis, o criciumense Rodrigo Sampaio Balsini é um dos nomes de destaque da competição. João Hinschling, natural de Blumenau e que possui pontos no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) é o cabeça de chave número um do torneio. “A categoria profissional é disputada por atletas que estão buscando a transição do amador para o profissional. São vários atletas jovens – na faixa de 16 a 20 anos. Nenhum despontou ainda, até porque estão acontecendo algumas competições nacionais e internacionais e os melhores jogadores do Estado estão participando. Em algumas etapas, o pessoal que já é profissional acaba participando”, comenta Flávio.

Competição é aberta ao público

A competição será aberta ao público – respeitando todas as normas sanitárias contra a pandemia da Covid-19 – e não terá a cobrança de ingressos em ambos os clubes. “Orientamos a todos que usem máscara e passem álcool gel – que iremos disponibilizar. A temperatura de todos será aferida na chegada. Ressaltamos que serão cumpridos todos os protocolos de saúde. O legal é que toda a área do clube é aberta, então, não há confinamento em ambiente fechado e aglomeração”, pontua Flávio.

Para o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias, a recepção à esta etapa do Estadual consolida Criciúma como polo do esporte. “Já temos tradicionais competições como o Banana Bowl e a Copa Davis que ocorrem aqui. E a Federação se sente muito segura em trazer mais esta disputa para uma cidade tão tradicional no tênis, com excelente estrutura e repleta de grandes revelações”, analisa.

Além dos tenistas, competições como o Circuito de Tênis chegam a envolver 1.000 pessoas e trazem movimentação para hotéis, restaurantes e varejo local. “O investimento no esporte é muito positivo para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento econômico da cidade. Estamos satisfeitos em recepcionar um evento grandioso como esse aqui em Criciúma”, opina o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O renascimento do Criciúma Clube

Um pouco esquecido, nos últimos anos, quando o assunto é evento de grande porte, o Criciúma Clube volta à rota das competições. “Temos cinco quadras de tênis: duas cobertas e três descobertas. As iluminações são 100% em LED. Trocamos todas. O clube, hoje, está bem conservado, a estrutura está bem legal e temos movimento diário bem grande. Durante a pandemia, o tênis e o beach tennis tiveram um aumento bem considerável nos praticantes e foi isso que manteve o clube ativo”, diz Flávio.

A chegada da Escolinha do Guga e outros investimentos a curto e médio prazo acabam por valorizar o tradicional clube que completa 61 anos em agosto. “Estamos recebendo muitos sócios com interesse em tênis e Beach Tennis. E para os próximos meses, o clube prepara uma série de melhorias para atender ainda mais a comunidade”, finaliza o presidente do Criciúma Clube, José Luiz Nascimento.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.