19.3 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Definida a fórmula do Regional da Larm

Criciúma

O retorno do futebol amador da região está cada vez mais próximo. O Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) deste ano – Taça Carvão Mineral – já tem formato, grupos e data de início definidos. Após a realização do Conselho Técnico, ficou decidido o modelo de disputa para a atual temporada.

Serão três grupos de três times, que jogarão em turno e returno – totalizando seis rodadas. Os primeiros colocados de cada chave e o segundo melhor colocado geral estarão nas semifinais. Após jogos de ida e volta, os dois melhores times fazem a final – também em dois confrontos. Quem tiver a melhor campanha, faz o segundo jogo em casa.

Na chave A estão Mãe Luzia/Ajax, Rui Barbosa e Sersan Meleiro. Jogarão pelo grupo B, o Cocal do Sul, Metropolitano e Ouro Negro. Na chave C fazem parte o Araranguá, Meleiro e Turvo. Nesta edição não haverá rebaixamento para a segunda divisão de 2022.

A primeira rodada da Taça Carvão Mineral será disputada nos dias 2 e 3 de outubro, com os jogos entre Rui Barbosa e SERSAN Meleiro, Cocal do Sul e Ouro Negro e Meleiro e Turvo. Folgarão na primeira rodada Mãe Luzia/Ajax, Metropolitano e Araranguá. Na próxima segunda-feira, dia 16, o departamento técnico da Larm divulgará a tabela desmembrada da primeira fase e regulamento completo da competição.

A reunião teve a presença do vice-presidente da Federação Catarinense de Futebol, Emerson Lodetti, também do presidente da Liga Atlética da Região Mineira, Guilherme dos Santos Gomes, vice-presidente da entidade, Avelino Bocianoski Ribeiro, diretor do Departamento de Árbitros, Robson Cechinel, e representantes dos clubes que disputarão a competição.

Parceria chega ao quinto ano

A parceria entre a Larm e o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), chega ao quinto ano. Enaltecendo uma das maiores riquezas econômicas da região carbonífera, novamente a taça que será entregue ao campeão do Regional da Larm é nomeada Taça Carvão Mineral.

Segundo o diretor executivo do Siecesc, Márcio José Cabral, a parceria é sinônimo de um resgate histórico e de uma tradição de décadas na região por meio do futebol amador. “Como o setor carbonífero foi o percussor das grandes equipes do nosso futebol, nós estamos retornando e participando como apoiadores com o objetivo de contribuir e reforçar ainda mais esse trabalho que esperamos ser ao mesmo tempo valoroso para a Larm, o setor e toda a região”, ressalta.

Para o Presidente da Larm, Guilherme dos Santos Gomes, desde a gestão Emerson Lodetti, a liga voltou às suas origens, pois foi fundada por associações, onde a maioria delas estavam ligadas as minas de carvão. “Voltamos e resgatando a nossa essência. A Larm agradece ao Siecesc por esta parceria, que só vem para fortalecer ainda mais o futebol amador e o nosso carvão”, conclui.

O Metropolitano, de Nova Veneza, é o campeão do Regional da Larm 2019 – o mais recente da competição. No ano passado, em virtude da pandemia da Covid-19, a disputa não foi realizada.

Últimas