19.9 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Com mistérios, Criciúma busca a recuperação na Copa SC

Tiago Monte

Jaraguá do Sul

Após garantir a classificação para a próxima fase da Série C, o Criciúma volta as atenções para a Copa Santa Catarina. E com necessidade de vitória. Hoje, a partir das 20 horas, no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, o Tricolor Carvoeiro pega o Juventus em busca da reabilitação, depois da derrota da semana passada, na estreia da competição, em casa, contra o Hercílio Luz.

O objetivo de hoje é conquistar os três pontos para subir na tabela. Além disso, o time também precisa mostrar um futebol mais convincente do que apresentou diante dos tubaronenses. “Nós não fomos competentes, não jogamos bem e, logo após a partida, falei que o adversário teve todo o mérito. A gente tem que, já contra o Juventus, melhorar a nossa produtividade em campo, que nós dá, não a certeza de vitória, mas, com certeza, produzindo bem, atuando bem, a possibilidade de vencer vai aumentar”, explica o auxiliar técnico, Luciano Almeida, que, mais uma vez, estará à frente do time, devido à suspensão de Paulo Baier. O treinador do Criciúma foi expulso, ainda no Catarinense, quando treinava o Próspera e cumpre hoje o segundo jogo da punição.

Luciano faz questão de dizer que o clube se dedicará igualmente às duas competições: Série C e Copa Santa Catarina. “Esse é o intuito sempre. O Criciúma, hoje, disputa duas competições e busca sempre o melhor: na Série C, o acesso e a Copa Santa Catarina, o título – que é só o que nos cabe, assim teremos o direito de disputar a Copa do Brasil do ano que vem. Então, a preparação está sendo feita para as duas competições”, comenta.

Time titular deve contar com pendurados na Série C

Já de olho na próxima fase da Série C, a Comissão Técnica do Criciúma poupara os atletas que estão pendurados com dois cartões amarelos para a partida diante do Figueirense, no sábado. Desta forma, eles devem atuar hoje à noite. São 10 os atletas nessas condições: Alemão, Arilson, Dudu Figueiredo, Dudu Vieira, Eduardo, Gustavo, Henan, Hygor  Jessé e Silvinho.

Como os cartões são zerados, na segunda etapa da terceira divisão, eles não correrão o risco de serem suspensos no jogo de sábado. “Essa pergunta: quem vai jogar, qual a escalação… Estamos trabalhando com todos os atletas e temos só o Claudinho no Departamento Médico, mas, com certeza, vamos usar uma equipe forte. Nós temos alguns jogadores pendurados e que não vão atuar contra o Figueirense, quero deixar bem claro isso, até para a gente ter eles na próxima fase. Então, a partir desses atletas que não vão atuar, você pode colocar os possíveis titulares”, explica Almeida.

Porém, o auxiliar técnico fez questão de manter o mistério sobre quem será o time titular de hoje. “Revelar acho que ninguém revela. Nem o adversário revela para a gente. O nosso pessoal da análise de desempenho também sofre muito para saber qual informação tirar do adversário. Contra o Hercílio não foi diferente: a gente ficou sabendo quem iria jogar, momentos antes da partida. O Hercílio fez um amistoso e veio com um time totalmente diferente. Da nossa parte também: procuramos ter um pouco de respaldo para também dificultar para o adversário”, pontua. “Óbvio que se vocês forem analisar por essa parte, alguns jogadores que estão pendurados, não vão jogar no sábado. Então, tem a possibilidade deles jogarem, sim. Agora, quanto a revelar quem vai jogar, do número 1 ao 11, a gente vai deixar um pouco de mistério”, completa.

O esquema com três volantes também pode ser mantido. Mas sem confirmação por parte de Luciano. “Se eu revelo que sim, vocês vão dizer que é o mesmo time que jogou no sábado. Mas quem sabe? É um esquema que vinha dando certo, no início da competição, e depois o Paulo mudou pelos três atacantes e, agora, voltou novamente. E voltou bem, nós vencemos. O Eduardo que entrou no setor, fez uma bela partida. Se não foi o melhor, foi um dos melhores em campo. Então, tem a possibilidade, sim”, destaca.

Atenção para as longas viagens e deslocamentos

Nesta semana, o Criciúma percorrerá longas distâncias, de ônibus, por Santa Catarina. Na tarde de ontem, a equipe seguiu para Jaraguá do Sul, onde joga hoje. Logo após o confronto, diante do Juventus, a equipe retorna para Criciúma, treina na quinta e sexta-feira e segue para Florianópolis para o clássico diante do Figueirense.

Desta forma, a Comissão Técnica está monitorando a condição física dos jogadores. “A gente está tomando todos os cuidados possíveis. Quero deixar bem claro que isso é uma questão que cabe muito à fisiologia do clube e preparação física, para tomarmos todos os cuidados para termos todos os atletas à disposição, tanto na Série C quanto na Copa Santa Catarina”, pontua Almeida. “Então, todos os cuidados estão sendo avaliados para que a gente possa ter, daqui a duas semanas, quando começar a próxima fase da Série C, todos os atletas à disposição”, completa.

Sem projeção de pontos para a classificação

Assim como na Série C, o Tigre trabalha “jogo a jogo” também na Copa Santa Catarina. Não há uma projeção de pontos estipulada pela comissão técnica para que o Criciúma chegue à classificação. “São sete jogos, 21 pontos a disputar. Então, vamos jogo a jogo. Precisamos vencer o próximo adversário e sabemos que será uma partida muito difícil. O adversário tem a base do Catarinense e fez um excelente Estadual. Estamos nos preparando para fazer um excelente jogo”, ressalta Almeida.

O auxiliar técnico faz questão de dizer que o ambiente no clube é o melhor possível e havia apenas uma ansiedade para conseguir logo a classificação na Série C. “O ambiente sempre foi bom aqui. Claro que estávamos apreensivos, porque, quando fomos jogar contra o Novorizontino, tínhamos 26 pontos. Com uma vitória em Novo Horizonte, iríamos a 29 pontos e estaríamos praticamente classificados com quatro rodadas de antecedência. Então, isso gerou uma certa apreensão aqui, mas não que o ambiente estivesse tenso. Queríamos classificar o quanto antes, não veio antes, mas agora, com uma rodada, conseguimos a classificação”, finaliza.

Copa Santa Catarina – Turno Único – 2ª Rodada

Quarta-feira (22/09) – 20 horas – estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul

JUVENTUS

Iago Hass; Genilson, Felipe Gregório, Mauricio e Cesinha; Allan, Matheus Claudino, PH, Marllon e Pablo; Marcos Paulo. Técnico: Tuca Guimarães

CRICIÚMA

Gustavo, Alemão, Jessé, Henrique e Pedro Rosa; Dudu Vieira, Arilson, Eduardo e Dudu Figueiredo; Silvinho e Henan. Técnico: Luciano Almeida

Arbitragem: Edson da Silva; Auxiliares: Fabiano Coelho da Silva e Fábio Eduardo de Almeida

Últimas