21.5 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Aulas gratuitas de judô em Criciúma

Criciúma

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma já está disponibilizando aulas gratuitas de Judô, disponíveis para crianças, a partir dos sete anos de idade, adolescentes e adultos. As atividades ocorrem no Parque das Nações Cincinato Naspolini, nas terças e quintas, das 9h às 10h e das 15h às 16h. No Ginásio Municipal, localizado no Parque Altair Guidi, os encontros são realizados nas segundas e quartas, das 9h às 10h, das 14h às 15h e das 19h30 às 21h. “O projeto de judô foi um grande passo na elaboração do cronograma do programa + Esporte + Futuro, pois é uma modalidade muito educativa, de formação de caráter. Além disso o esporte é bastante inclusivo, pois uma ampla faixa etária pode participar”, explica o presidente da FME, Neto Uggioni. “O aprendizado adquirido podem ser utilizados tanto em competições quanto no dia a dia”, complementa.

As aulas são dedicadas a praticantes dos mais variados níveis, sendo que, no período da noite, na FME, as práticas são voltadas àqueles que já tem vivêcia em alguma arte marcial. “O judô trabalha o respeito, a paciência e a empatia. Um exemplo disso acontece nos treinos, quando um atleta mais graduado pratica junto de um judoca de menor nível técnico. Nessas situações é preciso ficar atento na intensidade e execução dos golpes”, explica o professor responsável por orientar as aulas, Márcio Silva.

Nas aulas, divididas em lições teóricas, técnicas e físicas, os alunos aprenderão movimentos básicos, desenvolvendo a aptidão conforme o progresso na modalidade. Todo o processo de aprendizado conta com a segurança da supervisão de um profissional e com as práticas sobre um tatame, para proteção dos atletas nas quedas.

Como fazer participar das práticas

Para participar basta entrar em contato com o professor Márcio Silva, que fornecerá mais orientações, através do número (47) 9 9608-1115. O projeto de judô faz parte do programa + Esporte + Futuro, desenvolvido pela equipe da FME. A iniciativa visa incentivar uma rotina de atividades físicas nas comunidades, levando o esporte para os bairros da cidade e aumentando a qualidade de vida dos criciumenses.

Judô brasileiro nas Olimpíadas

Nas Olímpiadas de Tóquio 2020, o judô brasileiro conseguiu duas medalhas de bronze, com Daniel Cargnin e Mayra Aguiar. Ao longo da história dos jogos olímpicos o Brasil conquistou 24 medalhas no esporte, sendo quatro de ouro, três de prata e 17 de bronze.

Últimas