Atletas de Criciúma e Içara participam do campeonato mundial de xadrez

Confrontos válidos pela 2ª Fase do Expo Dubai ocorrem durante este mês e classificam 12 equipes para a final

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Composta por atletas da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Criciúma e de Içara, a equipe da Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) está competindo na segunda fase do Expo Dubai e luta por uma vaga na final, que ocorre em novembro na cidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU). A etapa possui quatro estágios e classificará os 12 melhores times.

“Das duas equipes brasileiras, uma é de Santa Catarina e do Sul do estado, o que demostra a força do xadrez da região e seu grande potencial nas categorias de base”, destacou o coordenador de xadrez de Criciúma, Claudionor Pirola.

- PUBLICIDADE -

Ao todo, 120 times, classificados na primeira etapa, participam dessa etapa. Eles estão distribuídos em 15 grupos, compostos por oito equipes cada, que disputarão em sete rodadas duas das vagas para a terceira fase. Os confrontos são todos realizados pela plataforma on-line Chess24 em partidas de 20 minutos com 10 segundos de acréscimo.

“Infelizmente iniciamos com uma derrota de 6,5 a 0,5 na primeira rodada da segunda fase, mas a equipe está de parabéns pela luta e temos confrontos importantes pela frente para buscar a recuperação no evento”, comentou a diretora técnica da ACX-Içara, Kathiê Librelato.

A equipe é formada pelos atletas: Alessandro Mathias, João Vinicius Woichinevski, Kauan Ferreira, Lethicia Brand, Lugas Galvão, Maria Clara Senger, Maria Eduarda Freitas e Pedro Miguel Back da Veiga.

Calendário de Confrontos

(29/03 – 20h) – Augusto Laranja (Brasil)

(04/04 – 16h) – Colégio CADI Community (México)

(05/04 – 20h) – Colégio Arquidiocesano Santo Antonio Abade (Perú)

(06/04 – 20h) – Colégio Claretiano (Perú)

(12/04 – 20h) – Club Deportivo de Ajedrez “Chaturanga” (Equador)

(13/04 – 20h) – Ladue Middle School Blue (Estados Unidos)

(19/04 – 20h) – Colegial del Estado de Jalisco (México)

Classificação

A equipe do Sul do estado é formada por atletas da FME/ACX-Criciúma e atletas da ACX-Içara, que em novembro e dezembro de 2020 conseguiram se classificarem com o segundo lugar geral, do Grupo 6, na primeira fase do evento, que reuniu 293 equipes, 2600 atletas entre 14 e 16 anos de 54 países.

Treinos

As oficinas de Xadrez da FME de Criciúma ocorrem todas as semanas, de terça a sexta-feira, a partir das 18:30. Os interessados podem entrar em contato pelo número (48) 3445-7015, ou preencher o formulário de inscrição pelo Facebook: facebook.com/xadrezdecriciuma ou pelo Instagram: instagram.com/xadrezcriciuma

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.