23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Dia de eleição na Unesc: acadêmicos elegerão o novo DCE

Nesta quinta-feira (11/11) os acadêmicos matriculados na Unesc vão votar para escolher a nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Duas chapas estão inscritas: a Chapa 1, de situação, denominada (Re)conectando e liderada pelo acadêmico Vittor Teixeira, de Direito, e a Chapa 2, de oposição, chamada “Voz Ativa”, encabeçada por Luana Marcon, estudante de Educação Física.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O voto será online, conforme a presidente da Junta Eleitoral, acadêmica Suzel Ramos, do curso de Psicologia. Os votos serão colhidos pelo sistema Tafner, a mesma ferramenta que a Universidade utiliza em eleições internas.

“Para votar, cada aluno receberá via e-mail um link e uma senha para acessar a urna eletrônica. Caso não chegue o link na caixa eletrônica ou tenha problemas para acessar a ferramenta, o eleitor deverá entrar em contato com a Junta Eleitoral”, explica a presidente. A Junta atende pelo e-mail juntaeleitoraldce@unesc.net ou pelo telefone 48-99946-3045.

A eleição acontece nesta quinta, a partir das 8h, com encerramento marcado para as 22h. O resultado deve ser anunciado por volta das 22h30min.

Os candidatos em debate

Na noite desta quarta-feira (10/11), no palco do Quintas Culturais, no bloco XXI, foi realizado pela Junta Eleitoral um debate envolvendo os dois candidatos. O encontro durou aproximadamente uma hora com transmissão ao vivo pelo Instagram do DCE. Na oportunidade os concorrentes tiveram a possibilidade de apresentar suas propostas para a comunidade acadêmica.

Foi um debate com clima ameno, sem ataques nem ofensas. Os dois candidatos focaram em expor suas ideias. “Os candidatos fizeram perguntas entre si, a Junta Eleitoral também questionou e os estudantes em geral também puderam fazer perguntas para os representantes das chapas inscritas”, contou Suzel. “São acadêmicos que vão representar a comunidade estudantil, o debate é justamente para que todos os envolvidos no processo eleitoral possam escolher quem está mais capacitado para representá-lo”, comentou a presidente da Junta.

O candidato da Chapa 1 falou sobre a sua participação na campanha. “O que a gente tira desse debate é uma construção que já estamos fazendo há muito tempo. Para mim, foi um debate saudável, construtivo e resolutivo também para a gestão que assumir no ano que vem”, afirmou Vittor Teixeira. “Nossa diretoria está à disposição dos estudantes, e a gente como candidato se propõe a fazer as mudanças necessárias, mas sempre construir coletivamente para que todo mundo tenha espaço para fazer a construção de movimentos ativos”, completou o candidato.

O debate deixou Luana Marcon, da Chapa 2, satisfeita, pela oportunidade de contribuir no momento democrático com a construção de um novo DCE. “O que a gente tira desse debate é pluralidade de ideias. Estamos realmente focados no melhor para os estudantes, visando o acolhimento, proximidade com os universitários e sempre, acima de tudo, trazendo o melhor para a nossa Universidade e para nossa comunidade também”, avaliou.

Mais sobre as candidaturas estão disponíveis nos perfis das candidaturas no Instagram. Confira nos links:

Chapa 1

Chapa 2

Últimas