23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Aulas 100% presenciais a partir de segunda-feira em Cocal do Sul

Desde que teve início a pandemia, a realidade de estudar em uma sala de aula se tornou completamente diferente para os alunos, tanto os que estudam de forma remota como também para os que vão pessoalmente, tendo que se adequar às normas de segurança contra a Covid-19. Muitos destes alunos que até então estavam no sistema de escalonamento, agora irão retomar 100% presencialmente a partir da próxima segunda-feira, dia 30, em Cocal do Sul.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, as diretoras das escolas a retomada das aulas sem escalonamento passou por uma série de etapas de planejamento. “A comissão escolar se reuniu com cada diretora para adequar os documentos com a quinta versão do Plancon, e a partir desse documento e com as escolas organizadas estaremos dando início às aulas totalmente presenciais”, afirma.

Até então, as turmas haviam sido divididas em dois grupos. A partir de agora, tudo voltará a normalidade, porém as instituições de ensino irão seguir todas as normas estabelecidas pela última atualização do plano de contingência, a fim de garantir segurança a todos os alunos e profissionais da educação, com o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Professores da Educação Infantil são capacitados

Aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto a segunda etapa de formação para os professores da educação infantil de Cocal do Sul, com a profissional Schirlei Gomes Broch Heleodoro. O objetivo foi trabalhar com os grupos sobre os direitos fundamentais das crianças e a relação com os direitos de aprendizagem, a partir dos documentos do MEC.

“A formação para os professores da educação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que respeitem os bebês e as crianças”, ressalta a secretária de educação.

Educação implanta projeto “Fono na Escola”

O município de Cocal do Sul possui nove instituições de educação infantil distribuídas entre os principais bairros. Pensando em melhor atender a todas as crianças, a Secretaria de Educação irá implantar o projeto “Fono na Escola”, atendendo duas creches por semana no período vespertino.

Com o projeto, serão realizadas atividades para estimular a linguagem oral, audição e motricidade orocafial através do lúdico, música e interação com crianças. “Para as crianças a partir de três anos, serão realizadas discussões dos temas propostos e estimular hábitos saudáveis”, comenta Raquel. Ela acrescenta que como estratégias, serão feitas rodas de conversa, música, dramatização e atividade lúdica. O trabalho será desenvolvido pelas fonoaudiólogas Carina Maccari de Andrade e Júlia Francisco de Souza.

Últimas