Urussanga fortalece a gastronomia local

Grupo de restaurantes se une e confirma a realização do primeiro Festival Gastronômico da cidade, no mês de outubro, com sete dias de duração


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Urussanga

- PUBLICIDADE -

Um sonho antigo dos empresários ligados à gastronomia de Urussanga está pronto para sair do papel. Acontecerá de 30 de outubro a 5 de novembro, o primeiro Festival Gastronômico da cidade. O nome do evento será Benedetta Cocina. Os estabelecimentos envolvidos são o Giardinetto, Piatto D’Oro, Fatto per Me, Stone Pub, Restrito, Pub Hotel e Cappo del Mondo. “É a ‘bendita cozinha’ e também fazemos referência à Urussanga com o termo ‘Benedetta’”, explica Andreza Frasseto, diretora da Governança de Turismo de Urussanga, grupo criado para desenvolvimento do turismo na cidade, e proprietária do Giardinetto Ristorante.

O evento trará inovações para a região de Urussanga. “Queremos trazer os sabores dessa culinária italiana com uma releitura. Cada restaurante terá seu prato desenvolvido com o auxílio de um Chef que será designado pelo Sebrae – parceiro no evento. Ainda não temos o nome, mas vem de outra região. Será uma proposta bem diferente”, destaca Andreza.

Reunidos desde fevereiro, o grupo busca fortalecer a gastronomia local, desde já, através de ações de capacitação e com foco no mercado. Apoiados pelo Sebrae/SC e pela Prefeitura, eles iniciaram, na semana passada, uma programação de atividades que envolvem palestras, workshops e seminários. A agenda de eventos ocorrerá ao longo do segundo semestre de 2021. “É uma iniciativa da Prefeitura de Urussanga com o Sebrae. Desenvolvemos um grupo que se chama Governança de Turismo de Urussanga, onde sou diretora. E a prefeitura conseguiu essa capacitação”, enfatiza.

Capacitação dos restaurantes e pessoas

O grupo de empresários participantes do festival promoveu,  no Restaurante Piatto D’oro, a primeira capacitação, uma palestra realizada pelo coordenador de Turismo do Sebrae/SC, Alan Claumann. “Neste momento, estamos capacitando os empreendimentos para que eles possam se preparar ao festival. Trata do desenvolvimento dos pratos, a qualificação das pessoas e estamos desenvolvendo isso”, reforça Andreza.

Com o tema Origem Santa Catarina, Claumann falou sobre o Programa de Valorização dos Produtos de Origem de Santa Catarina, o qual tem o propósito de promover os pequenos negócios que produzem ou comercializam produtos com diferenciais vinculados aos territórios do estado. O objetivo da ação é ampliar o conceito da cozinha de ingredientes com terroir catarinense em Urussanga, contribuindo para a sua diferenciação.

Ao longo dos meses de agosto, setembro e outubro, o grupo receberá outras ações visando o fortalecimento dos negócios, a integração, parceria e a criação de novas atrações gastronômicas para o município. “Virão mais novidades. Terá o primeiro seminário gastronômico de Urussanga – que ainda estamos confirmando detalhes. Vai dar uma mexida na região. A intenção é fazer algo um pouco diferente. Diferente dos formatos que a gente já vê”, ressalta a diretora.

Ideia está garantida no calendário da cidade

O Festival Gastronômico de Urussanga já garantiu presença no calendário municipal dos próximos anos. “No ano que vem, talvez aconteça mais cedo, mude o mês. Vamos escolher um mês diferente. A ideia é juntar e unir as pessoas”, pontua.

A intenção inicial, já para este ano, era fazer um grande evento, na Piazza D’Itália, dentro do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, mas para evitar aglomerações e cumprir os protocolos de saúde contra a pandemia da Covid-19, a ideia foi adiada para 2022. “Neste ano, será dentro dos restaurantes. Cada um desenvolverá o seu prato e receberá as pessoas. Ainda não dá para fazermos evento assim com aglomeração de pessoas. Mas, nos próximos anos, queremos fazer uma grande cozinha para todos. Que abrangerá todas as pessoas”, finaliza Andreza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.