28.1 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Setor industrial de SC bate recorde de consumo de gás natural

Pela primeira vez na história, o consumo de gás natural pela indústria catarinense superou a marca de 1,9 milhão de m³ de média diária em Santa Catarina. O dado foi apurado pela Companhia de Gás de SC (SCGÁS) e corresponde ao consumo registrado em junho no Estado. Os dados da SCGÁS mostram que a procura industrial pelo insumo supera em 22,1% o volume consumido em junho de 2018 e 20,2% em relação a junho de 2019.

A alta de consumo está atrelada à recuperação do setor industrial no Estado. De acordo com o Observatório da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), a produção industrial catarinense cresceu 26,7% de janeiro a maio na comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o Observatório afirma que a expansão na atividade econômica nacional pode ser um indicativo de melhora no nível da indústria para os próximos meses.

“O setor industrial é o principal consumidor de gás no Estado. Atualmente, 324 indústrias catarinenses utilizam o insumo em seus processos produtivos. Este crescimento no consumo em 2021 mostra que as indústrias catarinenses estão em ampla recuperação, após a crise causada pela pandemia”, afirma o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl.

As indústrias que consomem gás natural representam 50% de todo o PIB industrial catarinense, o que equivale a 13,5% do PIB total.

O ramo cerâmico é o principal deles e representa 50% do volume distribuído de gás em Santa Catarina.

Últimas