22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Região sul terá ampliação de 150 mil m³/dia de suprimento de Gás Natural

A SCGÁS encerrou nesta semana a Chamada Pública para contratação de suprimento adicional de gás natural que visa assegurar o abastecimento na região sul catarinense, que enfrenta restrição na capacidade de transporte do GASBOL (gasoduto Bolívia – Brasil). O contrato com a Distribuidora NFE POWER prevê a contratação de mais de 273.750.000 m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia.

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo será no modal rodoviário de GNL (Gás Natural Liquefeito) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS.

“A conclusão deste processo de chamada pública irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do estado para implantação de rede isolada”, explica Willian Anderson Lehmkuhl, Diretor Presidente da SCGÁS.

Chamada Pública Coordenada

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra Chamada Pública Coordenada, denominada CP22, junto com outras quatro distribuidoras de Gás Natural do centro-sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de Gás Natural no Estado e contribuir com a abertura do mercado de Gás Natural no país.

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de Gás Natural, complementando aos volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de seis milhões de m³/dia.

Últimas