13.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Oferta de combustíveis deve normalizar até esta sexta, diz Sindicato

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo em Santa Catarina (Sindipetro/SC), que representa parte dos postos de combustíveis do Estado, anunciou nesta quinta-feira (9) que o setor deve voltar a funcionar normalmente em todas as regiões a partir desta sexta. Segundo o presidente, Luiz Antônio Amin, a situação deve melhorar após a liberação de uma base de distribuição, em Itajaí.

Os primeiros caminhões já estão se deslocando da base para os postos de combustíveis da região.

Em outras duas bases de distribuição há processo de negociação. Uma em Guaramirim, no Norte do Estado, e outra em Biguaçu. O Sindicato entrou na Justiça pedindo a livre circulação dos caminhões-tanque, mas ainda não obteve resposta. A entidade pediu também a escolta policial desses veículos.

Nesta quinta, a Polícia Militar cumpriu medida liminar para liberar o pátio de uma distribuidora em Antônio Carlos. Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, a Polícia está tentando diálogo com os líderes do movimento, mas pode recorrer à força. A liminar abre brecha para encerrar os bloqueios também nas outras unidades.

Procon estadual notifica sindicato após elevação no preço dos combustíveis

Para evitar que o consumidor seja prejudicado pelos bloqueios em rodovias, o Procon estadual notificou o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Santa Catarina para que advirta os associados sobre possível aumento no preço dos combustíveis.

No documento, o órgão levou em consideração diversos fatores, entre eles que a prática do aumento abusivo de preços sem qualquer justificativa vai contra o Código de Defesa do Consumidor, e está sujeito a sanções administrativas. A conduta abusiva também seria reforçada pelo fato de que o aumento se daria não pela alta demanda, mas pela possível escassez do produto nos postos, decorrente da paralisação de caminhoneiros.

O Procon-SC exige que o Sindicato oriente os postos atuantes no estado para que não elevem o preço dos combustíveis devido à greve. “Nos momentos em que a população deve se unir, não podemos deixar que os estabelecimentos venham a tirar vantagem excessiva dos consumidores. Chega a ser vergonhoso e, por isso, estamos de olho”, lamenta o diretor do Procon-SC, Tiago Silva.

Em caso de desobediência comprovada, o estabelecimento que for flagrado praticando esta conduta poderá sofrer sanções administrativas, determinadas pelo Ministério Público.

Últimas