Nova Veneza: Safra do milho tem expectativa positiva

Produtores devem colher, em média, 6.900 quilos por hectare. Com o aumento dos insumos, agricultores temem por uma diminuição dos lucros


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Nova Veneza

- PUBLICIDADE -

A safra de verão 21/22 cria uma expectativa positiva entre os produtores de milho. A produção deve aumentar, em relação ao ano passado – quando o número fechou em 6.500 quilos por hectare. Nessa temporada, o resultado deve ser de 6.900 quilos de grãos por hectare.  “Para a região da Amrec, temos uma área de produção de milho, em primeira safra, que é essa que está plantada e será colhida em seguida, de 7.100 hectares. Em sacas são 115 por hectare. Para a nossa região, é uma produtividade boa”, explica o engenheiro agrônomo e Coordenador do projeto grãos, no Sul de Santa Catarina, da Epagri, Douglas George de Oliveira.

O milho silagem terá uma produtividade esperada de 45 toneladas por hectare. “A produtividade é bastante alta. Tudo é expectativa ainda, não concretizamos os números, mas, em relação ao ano passado, a expectativa é de crescimento, principalmente do milho grão”, ressalta Douglas.

Um novo plantio será feito a partir de fevereiro. “Algumas áreas plantam milho, novamente, após colher o grão. Outros preferem plantar milho depois de outra cultura como soja ou fumo”, detalha Douglas.

Custos estão ainda mais elevados

Um fator de preocupação para os produtores é a elevação no preço dos insumos. Assim, o custo de produção está ainda mais elevado, em relação ao ano passado, o que pode diminuir o lucro dos agricultores. “A expectativa é que o milho ao menos mantenha o preço. Não pode diminuir o valor. Tem que girar em torno de 85 a 90 reais, o preço que está hoje. O custo foi um pouco maior que a safra anterior por conta dos insumos. A cultura do milho está boa, vamos esperar colher e ver a produtividade. Para completar, esperamos preços bons, que é o mais importante no final”, destaca o produtor Ragel Bortolatto, de Nova Veneza.

*A matéria completa está no jornal Tribuna de Notícias desta quarta-feira

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.