27.6 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Mercado aquecido da construção civil pede profissionais multifacetados

Com o mercado aquecido na construção civil, a demanda por profissionais da área deve subir neste e nos próximos anos. No Sul catarinense, o setor atravessou um período de adequação nos primeiros meses de 2020, em virtude da pandemia. No entanto, a recuperação se iniciou no mesmo ano, o que trouxe um equilíbrio ao setor e fez, em virtude do aumento das demandas, as empresas procurarem colaboradores para diversas funções, incluindo engenheiros civis.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), Mauro César Sônego, no primeiro semestre de 2020 houve uma redução sensível nas vendas e mais intensa nos lançamentos, porém estes números, nos dois casos, se igualaram no acumulado do ano em relação ao ano de 2019, por conta da forte reação do mercado na segunda metade do ano. “Todo o segundo semestre de 2020 tivemos saldo positivo no número de empregos. Todo este aquecimento só não foi maior por conta do desabastecimento de alguns materiais, em função da quebra de produção de alguns setores industriais, seguido por sucessivos reajustes de preços”, afirma.

Esse aquecimento do mercado teve reflexos no curso de Engenharia Civil da Unesc. A coordenadora da graduação, Elaine Guglielmi Pavei Antunes, conta que há mais de 20 vagas de estágio abertas sem acadêmicos para preenchê-las. “Todos os nossos estudantes já estão realizando estágio em empresas e projetos da região. Estamos em contato direto com o setor da construção civil e analisando os panoramas do mercado e há uma tendência desta continuidade na busca por engenheiros civis nos próximos anos”, afirma.

Parceria para a formação de profissionais diferenciados

Inovação, tecnologia, educação e humanização são palavras que combinam muito com o curso de Engenharia Civil da Unesc. Para além dos cálculos, o engenheiro civil é um profissional que costuma atuar com gestão, com desenvolvimento de projetos, com execução, com acompanhamento técnico e fiscalização de obras, isso, em várias frentes das possibilidades que o mercado oferece, novos nichos ou tendências identificadas.

E para formar um profissional diferenciado e antenado aos movimentos do mercado regional, a Universidade possui parcerias com o setor produtivo, o que, de acordo com o presidente do Sinduscon, faz a diferença. “Estamos buscando ainda mais esta aproximação da Universidade com o setor pois entendemos que ambos ganhamos. A Universidade, entendendo melhor as dores do setor e transmitindo aos acadêmicos esta demanda de mercado, e o setor, absorvendo e fomentando o conhecimento adquirido, transformando em produção e eficiência”, salienta.

Sônego reforça ainda a importância do curso de Engenharia Civil da Universidade para o setor da construção civil do Sul catarinense, ao formar engenheiros civis de qualidade e com capacidade de suprir a demanda de toda a região. Além disso, ele chama ao fato de que as empresas têm buscado parcerias com o curso de Engenharia Civil, no desenvolvimento de diversas ações.

Qualidade 

Segundo Elaine, para formar um profissional diferenciado, a Unesc lança mão de uma estrutura que é destaque entre as Instituições de Ensino Superior catarinense. O curso utiliza as instalações do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) para as aulas, nos laboratórios de Materiais de Construção Civil, de Mecânica dos Solos, de Estruturas, de Física, de Química e de Informática. “Um dos pontos importantes na formação de novos engenheiros civis é a estrutura para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Na Unesc, os alunos aprendem colocando a ‘mão na massa’ nas atividades práticas e de pesquisa em laboratórios de ponta. Além disso, como o Instituto de Engenharia e Tecnologia do Parque Científico e Tecnológico, onde funcionam os laboratórios do curso, prestam serviços para empresas, nossos acadêmicos que realizam estágio neste local têm contato com o setor produtivo”, enumera.

Outro ponto levantado pela coordenadora do curso é a tecnologia como aliada do engenheiro civil. Para preparar os alunos para esta nova realidade, ela salienta que o curso oferece disciplinas que trabalham com a gestão da construção, utilizando a tecnologia 3D e softwares como ferramentas de aprendizado.

Matrículas abertas

Os interessados em atuar na área podem dar os primeiros passos da formação acadêmica já no segundo semestre de 2021. As matrículas para ingresso no curso de Engenharia Civil estão abertas até o dia 30 de agosto. Mais informações sobre as formas de ingresso e possibilidades de bolsas de estudo podem ser obtidas por meio dos telefones (48) 99915-0433 (WhatsApp) ou 3431-4500.

Últimas