22.6 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Mais de 600 vagas temporárias devem ser geradas no varejo de Criciúma

Criciúma

Com o fim do ano à vista, os lojistas iniciam as contratações temporárias para vagas em estabelecimentos comerciais. Em Criciúma, mais de 600 novos empregos devem ser oferecidos com foco no atendimento durante a Black Friday e no período que antecede às comemorações de Natal. No Estado, em 2020, o número de postos de trabalho sazonais ficou abaixo da expectativa, atingindo 4,7 mil, quando a estimativa era 5,3 mil. Para esta temporada, a projeção é a melhor desde 2013.

“Estamos incentivando bastante. Inclusive, está bastante difícil conseguir mão de obra, pessoas para trabalharem. Em todos os setores, tanto no comércio, como na indústria. Com a chegada do fim do ano e as vendas até o Natal, essas vagas temporárias ocupadas são uma grande oportunidade para as pessoas se firmarem no emprego”, comenta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Tiago Marangoni.

Atualmente, a instituição busca direcionar os interessados nas vagas às lojas. “A CDL está focando muito nessa promoção de empregos. Inclusive, estamos com um projeto-piloto em funcionamento, que é o CDL Talentos. Estamos buscando currículos e entrevistando pessoas para poder auxiliar os lojistas associados que precisam de funcionários para essas vagas. Quem, realmente, está indo atrás de emprego, está conseguindo”, afirma.

Para o presidente da CDL, a dificuldade em encontrar candidatos às vagas tem um motivo específico. “Santa Catarina tem o menor índice de desemprego do Brasil. Então, justamente por isso, no nosso Estado, todo mundo está trabalhando. Portanto, para achar mão de obra, está bem difícil. Já podemos considerar que está em um estado pleno emprego. E para o comércio, nós queremos pessoas com boa vontade”, acrescenta.

Neste ano, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é que Santa Catarina abra 6,1 mil vagas temporárias durante o período do Natal. Entre os setores que devem estar à frente da fila, está o de vestuário e calçados, com 2.714 vagas, seguido de hiper e supermercados, com 1.031 trabalhos temporários. Depois, vêm utilidades domésticas, com 958 postos e os demais segmentos, que juntos somam 1.430.

Em Criciúma, para quem tiver interesse em trabalhar no varejo, através da CDL Talentos, nas funções de vendedor, caixa, crediarista, estoquista ou gerente, pode enviar o currículo para o email: recrutamento@cdlcri.com.br ou entregar diretamente na CDL, nas segundas-feiras, durante o período da tarde.

Após entrega do currículo, os candidatos serão entrevistados, e, se selecionados, encaminhados para as vagas que se enquadram com o seu perfil. Posteriormente, haverá uma segunda entrevista, desta vez com o proprietário do estabelecimento. Após o envio do documento, os candidatos também podem tirar dúvidas pelo telefone (48) 98472-5915 (WhatsApp).

Olhos voltados para a Black Friday

Uma das datas mais importantes para os lojistas, e, sobretudo, consumidores, está chegando. A Black Friday, neste ano, acontecerá no dia 26 de novembro. Mas, antes disso, os comerciantes já planejam suas metas e organizam seus estoques para uma das campanhas mais importantes para o segmento.

“A gente orienta os comerciantes para trabalharem bastante a parte on-line. Hoje, o público está na rede social, ele gosta de ver a loja, de acompanhar as tendências. Então, essa conexão é legal. Mas, deixamos tudo bem livre, cada um fazer de uma forma, on-line ou física. Sempre destacamos que tem muita responsabilidade para fazer isso”, enfatiza Marangoni.

Últimas