Encontro de reitores abre primeira atividade do Inova SC na Unesc

Lideranças das Universidades integrantes do Sistema Acafe estão em Criciúma para encontro ao longo desta quinta-feira


- PUBLICIDADE -

A Unesc recebe, nesta quinta-feira (21/10), as principais lideranças no que diz respeito às Universidades Comunitárias de Santa Catarina. Trata-se do primeiro encontro do Circuito Inova SC, ação que, inaugurada em Criciúma, passará, nas próximas semanas, por todo o Estado, em cada uma das Instituições Comunitárias. No Auditório Ruy Hülse, o encontro inicial foi presidido pela reitora Luciane Bisognin Ceretta e pelo reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza. O Circuito é promovido pela Circuito Inova SC, promovido pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc).

A ação, para Luciane, marca um novo tempo da Acafe, de ressignificação alinhada ao cenário externo. “É uma honra receber os colegas reitores aqui na nossa Universidade para este que, como todos concordamos, um novo momento. Seguimos unidos, cooperativos e cada vez mais fortes.”, destacou.

- PUBLICIDADE -

Adriano Rodrigues, responsável pela Relação Institucional e Governamental da Acafe, também deixou sua mensagem aos presentes e destacou a positividade do novo momento do ensino comunitário. “Os ventos mudaram e são favoráveis. Hoje temos investimentos e reconhecimento à Universidade Comunitária. Deixamos nosso agradecimento a cada um de vocês, reitores, pois vocês não só fazem parte, mas fizeram essa virada de chave conosco”, apontou.

Na oportunidade, o reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e eleito ainda nesta semana à presidência da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, compartilhou também as perspectivas e visões enquanto liderança nacional na defesa das comunitárias. “A presença de um representante do Sul representa um momento importante e diferente. Jamais tivemos alguém da Acafe ou de Santa Catarina na Associação. Chega o momento de estarmos presentes. A ideia é representar nossas instituições, que são, sim, modelo para todo o país”, pontuou.

Entre os objetivos compartilhados com os colegas no encontro está a valorização das instituições deste modelo pelo Ministério da Educação. “Nós sofremos ainda com esse não reconhecimento. O primeiro passo a ser dado é mostrarmos que esse perfil é instituído por lei e possibilita números e transformações que vão muito além do que os números hoje mostram”, acrescentou Jacoski.

Na sequência do encontro voltado aos reitores, lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes (DCE’s) de todo o Estado também integraram o debate.

A agenda iniciada às 16h, ministrada pelo presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, reúne a Acafe, a Fundação e Centros de Inovação, contando com a presença de pesquisadores, bolsistas, alunos, empresas e incubados.

Na sequência, às 17h, o Auditório receberá o painel Transformando Santa Catarina, com foco no Uniedu, o programa de bolsas de estudos do Governo do Estado que está investindo mais de R$ 460 milhões em educação superior neste ano em Santa Catarina.

O ponto principal do dia será o evento que se inicia às 19h com a presença do governador Carlos Moisés da Silva. Transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube, o evento contará com a palestra “Transformando e Inovando Santa Catarina, o papel das instituições de ensino superior comunitárias por meio de parcerias”, ministrada pelo governador.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.