27.6 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Cocal do Sul: Investimentos dão impulso à economia cocalense

Geórgia Gava

Cocal do Sul

Com a força da economia nas mãos do povo, Cocal do Sul mantém o desenvolvimento, gerando emprego e renda aos moradores. O município tem investido em diversos setores, sobretudo, o industrial, que hoje retém a principal fonte de arrecadação da cidade. Ao todo, são quatro áreas cedidas a empresários que buscam um lugar para prosperar.

“Nós temos quatro áreas industriais, que são cedidas aos empresários que queiram vir para Cocal do Sul, ou que são do município, para ter sua empresa. Temos incentivos fiscais, inclusive, neste quarto loteamento, nós estamos distribuindo os espaços. Estamos preparando o contrato para dez indústrias virem em setembro, 11 até o fim do ano devem assinar o contrato e duas em março”, explica o secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Juarez de Souza Medeiros.

O investimento nas áreas industriais tem obtido resultados expressivos, uma vez que mais de 150 empresas estão instaladas no município. “Nós temos, nesses quatro loteamentos em Cocal do Sul, empreendimentos dos mais diversos ramos, como material cerâmico, químico, tintas, insumos para agroindústria, transportes, artefatos de cimento, entre outros. É bastante diversificado”, acrescenta o secretário.

Acima de qualquer outra atividade, a indústria, hoje, é a principal fonte de arrecadação de Cocal do Sul, atingindo 75% da totalidade. Somente a Eliane Revestimentos, obtém 60% desse quantitativo. Além disso, o comércio também tem alcançado destaque, tomando força nos últimos anos. “Uma das metas do nosso prefeito é passar a arrecadação da agricultura que hoje é só 2% para 5%, pelo menos”, pontua Medeiros.

Comércio forte e diversificado

Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cocal do Sul, Amanda de Oliveira, hoje, 97 empresas são associadas à entidade. “O maior segmento que temos é o vestuário, seguido de sapatos, materiais de construção e mercados. Ainda contamos com papelarias, escolas, escolas de idiomas e outros estabelecimentos de vários ramos”, frisa.

Com a pandemia, no último ano, campanhas que dão força ao comércio foram paralisadas e, consequentemente, afetaram o segmento. Entretanto, com o atual cenário, palestras e workshops estão sendo retomados gradativamente, o que faz a diferença para os lojistas de Cocal do Sul.

“O comércio de Cocal do Sul é amplo e variado, abrange bairros e não somente a área central da cidade. Por ser diversificado, atende se não a todas, mas a grande maioria das necessidades dos nossos munícipes. Trabalhamos para crescer como município, engajados nas ações para que tenhamos infraestrutura para aumentar cada vez mais nosso comércio”, finaliza Amanda.

Com avanço, oportunidades de trabalho

Com a facilidade e os incentivos a empresários que queiram instalar suas empresas em Cocal do Sul, quem ganha são os moradores, com oportunidades de renda e emprego à disposição. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos últimos 12 meses, entre agosto de 2020 e julho deste ano, houve 2.459 admissões no município, contra 2.039 desligamentos. No saldo, foram gerados 420 postos de trabalho, com uma variação relativa de 8,46%, durante o período analisado.

No acumulado deste ano, entre janeiro e julho, foram registradas 1.501 admissões e 1.264 desligamentos, um saldo positivo de 237 postos de trabalho.

NÚMEROS DE ESTABELECIMENTOS POR SEGMENTO:

  • Comércio – 493
  • Empresas rurais (Com notas fiscais ativas) – 290
  • Indústrias – 153
  • Prestadores de serviços – 920

Fonte: Secretária de Administração, Finanças e Planejamento

SALDO DE EMPREGOS – ÚLTIMOS 12 MESES

Admissões – 2.459

Desligamentos – 2.039

Saldo – 420

Variação Relativa (%) – 8,56

Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

SALDO DE EMPREGOS – JANEIRO A JULHO DE 2021

Admissões – 1.501

Desligamentos – 1.264

Saldo – 237

Variação Relativa (%) – 4,60

Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

 

Últimas