27.1 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Cisa Abadeus será case em encontro catarinense de Centros de Inovação

Pioneiro em Santa Catarina e um dos primeiros projetos do gênero no país, o case do Centro de Inovação Social da Abadeus (CISA) será apresentado nesta sexta-feira, dia 1, durante o 3º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação, em Joinville. A iniciativa é do Governo de Santa Catarina, Fapesc e Ágora Tech Park.

“A convite da Fapesc, vamos apresentar o CISA e a integração com o Centro de Inovação de Criciúma (CI). Além de socializar nossa experiência, queremos interagir e conhecer mais sobre o ecossistema de inovação do estado”, afirma a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

A entidade beneficente também representará no evento estadual o Comitê de Implantação do CI, composto por 11 instituições parceiras, entre elas a Prefeitura de Criciúma e a Acic.

A programação do encontro contemplará momentos de trocas interpessoais – terreno fértil para criação de novas conexões e oportunidades para que ideias, parcerias e negócios possam florescer. Serão realizadas rodas de conversa simultâneas, com quatro temas: Tríplice Hélice, Incubação/Startups, Smart Cities/Eficiência Urbana e Oficina de Editais.

“Nossa expectativa é que o encontro permita que os gestores, além de trocarem informações sobre as práticas adotadas, identifiquem oportunidades de ações que integrem ainda mais os centros de inovação do estado”, comenta Ricardo Scaratti Fantinelli, coordenador de inovação do Ágora.

O CISA

O CISA Abadeus é voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos de Criciúma e região, prioritariamente alunos da rede pública de ensino e empreendedores informais, os quais são o público-alvo da Abadeus. O intuito é capacitar e formar essas pessoas que buscam a inserção no mundo do trabalho, especialmente através do primeiro emprego e do empreendedorismo.

O foco do CISA está no impacto social, na sustentabilidade e na geração de oportunidades para o desenvolvimento humano de forma plena. Para isso, os trabalhos visam impulsionar a inovação por meio da colaboração e do trabalho em equipe, proporcionando capacitação para o empreendedorismo e o protagonismo das pessoas, o que adequará o perfil do público atendido para as novas tendências e profissões do século 21.

Entre os eixos de atuação iniciais estão: tecnologia e informação; gestão de negócios; desenvolvimento pessoal e profissional; marketing; administração e capacitação para o empreendedorismo. Essas diretrizes são baseadas nas necessidades da Indústria 4.0 e no mundo do trabalho atual.

Últimas