13.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Universidade leva melhorias para escola em São João do Sul

Uma mão se junta à outra e com apoio de todos promove a transformação em diversas comunidades. Esse é propósito do projeto de extensão Vivercom (Vivências e Experiências na Comunidade) da Unesc, que conta com acadêmicos bolsistas do programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), vinculados ao Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde).

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Nas ações, os estudantes são levados à experimentação de situações nas comunidades e convidados a colaborar de alguma forma com tais realidades. O grande foco do projeto é proporcionar aprendizado muito além da teoria e, de quebra, levar para fora dos muros da Universidade mais conhecimento que é produzido para o benefício comum.

No sábado (5/11), cerca de 40 acadêmicos da Universidade foram até a Escola Estadual Professora Maria Solange Lopes de Borba, em São João do Sul, e lá realizaram intervenções de melhorias e se desafiaram em deixar o jardim no acesso principal da escola com um novo paisagismo, além de promoverem pinturas nos assentos e nos muros da instituição.

A acadêmica do curso de artes visuais da Unesc, Maria Kjillin, foi a primeira a, com pincel e tinta, sair pintando os assentos que ficam ao redor da escola. Para ela, essa vivência é muito importante. “Ter o benefício da bolsa é muito importante. É um auxilio muito grande que conta muito na nossa jornada acadêmica, e se torna um grande apoio e incentivo para continuar em busca do diploma. De quebra, podemos trazer melhorias para as instituições, como esta, e que se torna fundamental. Tenho certeza de que os alunos ao chegarem aqui vão se encantar”, contou.

Quem também botou a mão na massa foi a acadêmica do curso de engenharia de agrimensura e cartográfica da Unesc, Bárbara Janaína Moraes de Oliveira. Ela, juntamente com outros colegas, mudou todo o jardim do acesso principal da escola, que recebeu terra e novas plantas, como moreia, bromélia e cica. “Está sendo uma ótima oportunidade, além de ser diferente porque envolve essa comunicação entre a Universidade e a comunidade”, sublinhou ela, mostrando com orgulho o trabalho que fez.

Lucas Santos, acadêmico de ciências da computação, também cuidou do paisagismo e enfatizou os benefícios que essa ação representa para a vida dele e para a escola beneficiada. “É uma forma de retribuir o que recebemos, por meio de bolsa, e com isso, ajudando outras cidades, além de evoluirmos como pessoas”, comentou.

O diretor da escola visitada, Gilberto Celestino Pinto Delfino agradeceu toda a melhoria na instituição que conta com 474 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. “O espaço fica mais bonito e agradável, algo que estávamos precisando, além de ser uma intervenção da Universidade com a comunidade escolar”, destacou.

Oportunidade

Segundo o professor e coordenador do Vivercom, Rafael Amaral, a iniciativa compõe um projeto do Governo do Estado que fomenta a permanência dos alunos de graduação universitária. “Estamos transformando a realidade dos municípios na região da Amrec e da Amesc. Hoje, temos, ao longo de todo ano, mais de 400 alunos beneficiados com a bolsa do Proesde e a verba de intervenção nas escolas”, comentou.

Amaral enfatizou, ainda, que no primeiro semestre foram realizadas as oficinas multidisciplinares em seis escolas da Amrec e Amesc e que agora, nessa segunda etapa do projeto, é que estão sendo feitas as intervenções.

A professora da Universidade Maria Alice Prado Cechinel, que também faz parte da ação, salientou que uma das contrapartidas do projeto são as intervenções nas escolas estaduais. “Esse projeto faz com que nossos acadêmicos tenham essa vivência nas escolas, de conviver com a comunidade e entender o seu papel na sociedade que é um dos valores da Unesc que é uma Universidade Comunitária”, disse.

Maria enalteceu que essa possibilidade, por meio das bolsas de estudos, pode fazer a diferença para os futuros acadêmicos “porque esses estudantes aqui dessa escola começam a ter uma aproximação com a universidade e daqui a pouco serem os nossos alunos”, completou.

Proesde

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa abrange todas as regiões de Santa Catarina beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por leis municipais.

O programa consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante e bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de projetos de intervenção abrangendo todas as Regionais de Educação.

Últimas