22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Unesc é a universidade não estatal mais empreendedora de Santa Catarina

Acadêmicos e professores da Unesc aceitaram o desafio da maior competição estadual de empreendedorismo universitário, o Reuni Challenge SC, e mostraram que o trabalho desenvolvido no campus dá ótimos frutos. A equipe Unesc Tigers levou a Universidade ao pódio como instituição de ensino superior não estatal mais empreendedora do estado e a segunda melhor universidade no quesito, após o encerramento do Reuni Challenge SC, na noite deste domingo (12).

No quadro geral do evento, que ocorreu de sexta-feira a domingo (10 a 12) de forma online e reuniu 44 equipes de 32 instituições de ensino superior, a Udesc ficou com o primeiro e segundo lugares e a Unesc, com o terceiro. O desafio proposto aos participantes foi o desenvolvimento de uma ideia de negócio que solucionasse um problema real. As equipes passaram por todas as etapas da criação de um negócio e tiveram a ajuda de capacitações e mentorias.

A partir da observação dos danos causados à saúde mental pela pandemia, a Unesc Tigers elaborou a proposta da startup Psiu, que oferece uma plataforma voltada para colaborar no cuidado da saúde mental dos colaboradores de empresas. Utilizando os conceitos da gamificação e contando com uma equipe com profissionais das áreas de Psicologia, Ciência da Computação, Estatística e Design, a plataforma se vale da analogia de uma floresta para que o RH da empresa avalie as condições de saúde mental dos funcionários: a ideia é que o perfil de cada usuário seja representado por uma árvore, formando assim uma floresta, que pode estar saudável ou não.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, acompanhou de perto a participação dos professores e acadêmicos e ressalta que é uma conquista importante para a Unesc, que tem investido na cultura empreendedora na formação acadêmica em todos os cursos de graduação. “É uma realização, um passo firme e seguro em um caminho que projeta o futuro: o caminho da inovação. Nossos acadêmicos inovam, nossos professores inspiram e a nossa Universidade confirma essa vocação com a colheita que vem nesse resultado tão expressivo. Somos a universidade não estatal mais inovadora de Santa Catarina e isso nos chama a um desafio ainda maior, de seguir apostando em nossos incríveis estudantes e seus incontáveis talentos e continuar crescendo”, ressalta a reitora.

Luciane enfatiza ainda que a Instituição dará o suporte à ideia dos acadêmicos. “Gratidão aos nossos estudantes que apresentaram o melhor e mais criativo pitsch, com uma ideia que aborda a inovação, a cultura empreendedora e o cuidado das pessoas no ambiente de trabalho. Fomentaremos essa ideia e a transformaremos em solução para a nossa universidade e, posteriormente, compartilharemos com o mundo das organizações. Estamos orgulhosos e com um forte sentimento de que nossa missão de cumpre”.

O assessor da Agência de Inovação (Aditt) da Unesc, Christian Engelmann, esteve ao lado dos estudantes nos três dias e comenta que o resultado no evento veio coroar todo o movimento em prol da cultura de empreendedorismo e inovação realizado pela Instituição nos últimos anos. “Estar no pódio como uma das universidades mais empreendedoras e ter ganhado destaque como a melhor apresentação é gratificante para todos. A partir de agora a inovação vai atingir de forma ainda mais transversal e colocar a Unesc como instituição destaque pela capacidade de engajamento estudantil, de empreendedorismo e de inovação”, salienta.

O professor do curso de Ciência da Computação e orientador do Unesc Tigers, Gustavo Bisognin, avalia o Reuni como uma grande oportunidade de criação, protagonismo estudantil, integração, empreendedorismo, domínio de negócios e convivência em um ambiente altamente inovador que promove ganhos para a comunidade acadêmica. “Nossos estudantes estão de parabéns pelo lindo trabalho que desenvolveram nestes três dias de alta interação. A Unesc cumpre bravamente o seu papel de universidade inovadora e, mais uma vez, muito bem se posiciona no ecossistema de inovação catarinense”, afirma.

Experiência única

Cassiano Farias, aluno do curso de Direito da Unesc, esteve entre os oito acadêmicos a representarem a Unesc no desafio. Ele, que foi responsável pela apresentação da plataforma, afirma ter vivido uma experiência agregadora nestas 72 horas de Reuni Challenge. “A experiência de estar imerso com uma equipe formada por estudantes de diversos cursos, trabalhando junto, virando a noite e buscando formas para aperfeiçoar a nossa ideia foi única. E isso tudo ajuda a fomentar de fato uma cultura empreendedora no ambiente acadêmico”.

Acesse o podcast com a apresentação da Unesc Tigers e as considerações da banca examinadora https://soundcloud.com/user-654684981/unesc-tigers-na-final-do-reuni-challenge-1292021

Saiba mais

O Reuni tem como objetivo estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior catarinenses. A proposta do evento é conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos.

Ao longo do desafio, os times passaram pelas seguintes etapas: Problema; Hipótese de Solução; Pitch (oratória e design da apresentação); Congruência (entre problema e solução) e Inovação. Cada banca avaliadora dos trabalhos foi composta por três profissionais do ecossistema de empreendedorismo e inovação.

O evento é uma realização do Orion Parque Tecnológico, da Prefeitura de Lages, do Governo do Estado, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Rede Catarinense dos Centros de Inovação e da NSC. O evento contou com o apoio do Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais).

Últimas