UFSC define novas regras e datas para a retomada do trabalho presencial

Todos os servidores da UFSC prestarão trabalho presencial em algum momento; ensino permanece remoto até abril

Foto: Anderson Coelho

- PUBLICIDADE -

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) deu novos passos para a retomada do trabalho presencial na instituição. A partir do dia 10 de janeiro todos os servidores, exceto aqueles que se enquadram no grupo de risco, trabalharão presencialmente. A portaria foi publicada na terça-feira (29). O ensino permanece remoto até abril.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Agora todos os setores da universidade deverão ter atendimento durante todo o horário de expediente, mas a presença dos servidores poderá ser escalonada, “associada ao atendimento das condições sanitárias dos ambientes nas unidades”, detalha o documento.

Isso significa que o número de trabalhadores presentes deverá levar em consideração também as condições dos ambientes, como a circulação de ar, de modo a evitar aglomerações. Os prazos poderão ser “alterados a depender de fatos novos que os justifiquem”.

Com exceção do NDI (Núcleo De Desenvolvimento Infantil) e o CA (Colégio de Aplicação), todos os setores da universidade serão atingidos pela portaria. Inclusive o HU (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago).

A portaria dá início à Fase 2 do plano de contingência da instituição para o enfrentamento da Covid-19. O atual momento prevê “atividades presenciais com impacto na Covid-19 ou outras essenciais aprovadas pela administração superior; organização presencial essencial e execução das atividades semipresenciais gerais (administrativas e pedagógicas)”.

Ensino na UFSC

Para os cursos de Graduação e Pós-Graduação, a Fase 2 ainda é de oferta do ensino remoto, com exceção das aulas práticas e teórico-práticas já autorizadas.

Conforme o calendário acadêmico do ano letivo de 2022 aprovado pelo CUn (Conselho Universitário, a volta das aulas presenciais ocorrerá no início dos primeiros períodos letivos do ano que vem.

Na graduação, o primeiro semestre de 2022 começa no dia 18 de abril e vai até 3 de agosto. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), o calendário referencial para os diferentes regimes prevê aulas a partir de 7 de março.

O CA e o NDI seguem calendário diferenciado e deverão iniciar em 10 de fevereiro a Fase 3 de enfrentamento à pandemia, com retomada plena das atividades presenciais.

*A reportagem conta com informações da Agência de Comunicação da UFSC

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.