19.2 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Inscrições para sorteio de vagas em 40 escolas estaduais estão abertas

A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou o edital de matrículas para as escolas da rede que farão sorteio de vagas para o ano letivo de 2022. As 40 unidades estão localizadas nas Coordenadorias Regionais de Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Grande Florianópolis, Itajaí, Ituporanga, Joinville, Lages, São Bento do Sul e Tubarão. O sorteio ocorre nas escolas em que a demanda por matrículas é maior que o número de vagas ofertadas.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O edital estabelece os critérios para a pré-matrícula on-line nas Unidades Escolares listadas na tabela ao final deste texto. A inscrição para o sorteio será realizada a partir das 8 horas do dia 17 de novembro de 2021, até as 23h59min do dia 19 de novembro, exclusivamente neste site: clique aqui, cujo acesso será disponibilizado nas datas mencionadas.

Todas as escolas deverão contar com um posto de matrículas para os responsáveis que precisarão de auxílio para o preenchimento da pré-matrícula utilizando os meios eletrônicos da própria Unidade Escolar. Nesse caso, a inscrição para o sorteio também será realizada pelo site, a partir das 8 horas do dia 17 de novembro, e seguindo o horário de atendimento da respectiva escola.

O número de vagas a serem sorteadas em cada Unidade Escolar será disponibilizado no ato da inscrição, no mesmo site, que estará disponível nas datas de inscrição para o sorteio. O principal critério para a inscrição é o zoneamento. Dessa forma, é necessária a comprovação de que o estudante sorteado resida em até três quilômetros de distância da escola desejada. Esta confirmação será feita com o comprovante de residência, que deverá ser levado à escola na data da matrícula e entrega dos demais documentos. Apenas o Instituto Estadual de Educação (IEE) não segue o critério de zoneamento.

O sorteio será realizado eletronicamente, sob a responsabilidade do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), acompanhado pela SED, no dia 24 de novembro de 2021, às 13 horas. A cada cinco vagas sorteadas, uma será destinada ao público-alvo da Educação Especial.

A lista dos candidatos sorteados será divulgada nas unidades escolares e no site Matrícula Online, no mesmo dia, a partir das 14 horas. O candidato que não foi sorteado deverá se inscrever em outra unidade escolar, no período de 1 a 3/12/2021.

Protocolos contra a Covid-19

Para os familiares que precisarão ir à escola fazer a pré-matrícula, deverão ser seguidos diversos protocolos para evitar o contágio por Covid-19, tais como: uso de máscara, distanciamento mínimo de 1 metro entre os presentes e oferta de álcool gel para higiene das mãos.

Confirmação de matrícula presencial

Os responsáveis legais dos candidatos sorteados devem efetuar a matrícula nos dias 25 e 26 de novembro, na Unidade Escolar em que o estudante foi sorteado, de forma presencial, no horário de atendimento das escolas.
Para evitar aglomerações, a escola deve organizar agendamentos prévios com as famílias, por turmas e/ou faixas de horários. A higienização do ambiente, móveis e materiais utilizados durante o período de entrega dos documentos será intensificada.
No ato da matrícula, os pais ou responsáveis legais deverão apresentar os documentos abaixo relacionados, de acordo com o ano/série de matrícula:

a) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento;
b) Cópia da Carteira de Identidade e/ou CPF;
c) Cópia do Comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável; caso não possua, providenciar uma declaração do dono do imóvel, juntamente com a cópia da carteira de Identidade do proprietário;
d) Só serão aceitos como comprovantes de residência: Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação;
e) Cópia da Carteira de vacina ou Declaração de Regularidade de Vacina, emitido pela Unidade Básica de Saúde;
f) Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: clique aqui);
g) Atestado de frequência e/ou boletim atual;
h) O Histórico Escolar Original e cópia, terá prazo de até 30 dias do início do ano letivo, caso o candidato ainda não tenha recebido, para apresentar o documento original;
i) Cópia de Renda Bruta Familiar para os estudantes do Ensino Médio;
j) O candidato perderá sua vaga caso não apresente os documentos listados no dia da efetivação da matrícula.

Após o dia 26/11/2021, o candidato sorteado que não efetuou a matrícula perderá sua vaga.

Para mais detalhes sobre o sorteio, acesse o edital completo aqui.

Últimas