23.7 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Forquilhinha: alunos recebem apresentações do espetáculo Revirado Conta

Esse momento da pandemia que estamos vivenciando privou as crianças de muitas ações, ficar em casa sem encontrar os amigos da escola e até mesmo sem a ida à praça para se divertir, além de participar de atividades culturais. Com o intuito de comemorar o Dia do Estudante, dia 11 de agosto, o Governo de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Educação realiza a primeira ação do projeto ” Um sorriso por detrás de cada máscara” em parceria com o grupo de teatro Cirquinho do Revirado, com o objetivo de levar atrações artísticas culturais para a rede Municipal de ensino.

Ao todo, serão 23 apresentações que iniciam nesta terça-feira, dia 10 e se estendem até o dia 19 deste mês, em todos os Centro Educacionais Infantis.

“Hoje, mais do que nunca, é preciso reafirmar a importância do teatro e das artes, para que eles não sejam esquecidos pelas políticas culturais e pela população. Com esse projeto ajudaremos a diminuir e muito a sobrecarga de educadores e pais perante as adversidades que estão enfrentando. De repente, os pequenos foram arrancados de sua rotina e trancafiados em casa sob a ameaça de um inimigo invisível. Não tem jeito. Independentemente da idade, o confinamento vai impactar de alguma forma a vida de todas as crianças”, afirma Guilherme Polanczyk, professor de psiquiatria da USP.

O ator e produtor, Reveraldo Joaquim destaca a importância do teatro se reinventar. “Em tempos de pandemia, sobreviver significa, também, cultivar e reinventar a existência e a vida através da cultura. Arte é questão de saúde pública. Nós do Cirquinho do Revirado fazemos parte deste setor, lutando para que continuemos a existir enquanto grupo teatral mesmo com toda a dificuldade que essa pandemia da coronavírus trouxe para o nosso setor”.

O secretário de Educação, Félix Hobold, destaca que o teatro é vida e tem um significado ainda maior nesse momento que vivemos. “A cultura é vida e nesse momento da pandemia tem um significado imensurável, principalmente para as crianças que foram muito atingidas com a pandemia. O teatro cria sensibilidade para que a criança aprenda mais, enxergue mais, tenha uma leitura crítica da vida preparando para o saber. As peças teatrais são lúdicas, provocam muitos risos, mas ao mesmo tempo leva a informação a elas, em termos de conhecimento. Também estão muito próximas da emoção, muitos choram em razão de uma peça teatral e isso faz com que crie um ambiente muito favorável no sentido da entrega, de olhar o outro. Forquilhinha traz algo importantíssimo para as nossas crianças que irá interferir num todo na sociedade”.

O Projeto terá várias ações nos próximos meses. Começou com várias apresentações para os professores da rede durante a capacitação e agora inicia o espetáculo “Revirado Conta” para todos os CEIs. A segunda ação programada será em agosto intitulada “Teatro Sobre Rodas”. Já em outubro acontecerá a estreia nas escolas municipais do espetáculo “Felpo Filva” para todo o ensino fundamental de Forquilhinha.

 

Últimas