Criciúma: curso possibilita inserção das mulheres no mercado de trabalho

Após concluir o curso de solda no SENAI, Fabíola de Jesus Albino já conquistou seu espaço no setor metalmecânico

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

O avanço das mulheres no mercado de trabalho e a vontade de mostrar a todos a sua capacidade para atuar em qualquer ambiente fizeram com que Fabíola de Jesus Albino, de 36 anos, optasse por se qualificar em um curso que até pouco tempo era considerado exclusivamente masculino, o de soldador. Com o curso de solda, a criciumense garantiu uma nova profissão e se sente preparada para superar todos os desafios.

“Sempre busquei por uma profissão que fosse valorizada e que exigisse muito perfeccionismo. Encontrei tudo isso na solda. Comecei meu curso em setembro no SENAI de Criciúma e finalizei em dezembro. Sei que ainda existe muito preconceito nesta área, mas para mim isso não interfere em nada. Me sinto muito realizada e tenho certeza que fiz a escolha certa”, garante Fabíola.

- PUBLICIDADE -

A profissional foi a primeira mulher a fazer um curso de soldador no SENAI de Criciúma. “É um avanço na sociedade, a mulher vem ganhando espaço em muitas áreas ao longo dos anos, as empresas passaram a entender que para determinadas funções a mulher é mais cuidadosa, detalhista, perfeccionista, caprichosa e a área metalmecânica é uma delas. Muitas empresas começaram a contratar mulheres para funções de soldador, por exemplo, justamente por estas características que a mulher tem. A aluna Fabíola é um exemplo, fez um curso de soldador básico por opção própria, pensando em entrar na área e antes mesmo de terminar o curso, foi contratada por uma grande empresa metalmecânica da região”, explica a supervisora dos cursos de curta duração do SENAI Criciúma, Izamara Fabre Custódio.

De acordo com Izamara, o exemplo de Fabíola só reforça a importância de buscar a qualificação profissional. “A qualificação profissional abre portas, possibilitando a entrada no mercado de trabalho de forma mais rápida. As empresas buscam profissionais que saibam na prática, pois isto encurta o treinamento deste profissional ao ingressar na empresa e os cursos de qualificação profissional focados na prática proporcionam este ganho na hora de uma contratação”, explica a supervisora.

Para os interessados, o SENAI de Criciúma conta atualmente com uma turma do curso de solda em andamento, mas no segundo semestre uma nova turma será iniciada. As inscrições para os interessados podem ser realizadas pelo telefone 3431-7100 (fixo e WhatsApp).

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.