22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Biblioteca da Unesc reabre para utilização da estrutura física

Estudantes, professores e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade voltarão a utilizar o espaço de estudo da Biblioteca Professor Eurico Back, da Universidade. Nesta terça-feira, 3, o local reabriu para uso, em horário reduzido e seguindo todos os protocolos de biossegurança necessários para este momento da pandemia de Covid-19. Com isso, os usuários da biblioteca poderão realizar consultas às obras no local, o que não era permitido desde março de 2020, em função da matriz sanitária. O serviço de empréstimo de livros continua em funcionamento e a retirada de livros da biblioteca segue restrita à comunidade acadêmica – como ocorre desde antes da pandemia.

O serviço de agendamento para empréstimo de livros funcionará das 8 às 22 horas, de segunda à sexta-feira, no site da biblioteca (http://www.unesc.net/portal/capa/index/533). No entanto, o usuário também poderá fazer a solicitação da obra na hora. Já o uso da estrutura física da biblioteca estará liberado das 13 às 21 horas, de segunda à sexta-feira.

A coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just Steiner, explica que a reabertura foi possível devido a mudança da matriz sanitária e pela adoção de condutas específicas para a situação, como: obrigatoriedade do uso de máscara, número máximo de duas pessoas por sala de estudo; distanciamento entre as mesas e cadeiras; higienização dos locais utilizados; quarentena de cinco dias e correta higienização de obras, chaves e guarda-volumes utilizados; aferição de temperatura na entrada da biblioteca e dispensers de álcool 70% nos diferentes espaços.

“Para evitar a possível transmissão do vírus, apenas os profissionais da biblioteca terão acesso ao acervo. O usuário pede a obra e iremos buscar. Neste momento, temos a possibilidade de um retorno, no entanto, vamos continuar acompanhando a situação pandêmica e avaliando o serviço. A continuidade do atendimento dependerá não apenas da biblioteca seguir todos os protocolos de biossegurança, mas também do usuário tomar os cuidados necessários”, explica Elisângela.

Biblioteca recebe primeiros acadêmicos

Passava um pouco das 13 horas desta terça-feira (3/8), quando a Biblioteca Professor Eurico Back recebeu, após mais de um ano, uma pessoa para utilizar o local de estudo: a acadêmica da 10ª fase do curso de Direito da Unesc, Maria Laura Vieira Alves tirou a tarde para se dedicar aos estudos e relembrar os tempos em que visitava frequentemente o espaço. “Estava com bastante expectativa pela reabertura da biblioteca. Estar em casa acabou gerando dificuldades de concentração. Aqui é um momento de estudo que é só meu. Senti falta de estar na biblioteca, ter contato com o campus e com as pessoas. Nesta última fase do curso, a Unesc vai ser a minha casa”.

Quem também aproveitou a reabertura do espaço físico da biblioteca foi o estudante da quinta fase do curso de graduação em Física, Daniel Ferrari. Ele aproveitou a tarde de terça-feira para colocar o estudo em dia no seu ambiente favorito. “Mesmo quando eu não estudava na Unesc, eu já frequentava a biblioteca da Universidade. Aqui é um local calmo e o acesso que temos a todos estes livros faz ser o melhor lugar para estudar”.

Últimas