18.4 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Balneário Rincão: Salto na qualidade da educação

Thiago Oliveira

Balneário Rincão

Balneário Rincão é um dos municípios que tem registrado maiores aumentos nos índices que avaliam a educação. Resultado de investimento e um trabalho de longo prazo – mas que já dá resultados.

Segundo a secretária de Educação do município, Jucilene Fernandes, os avanços vem ocorrendo constantemente. “Tivemos nos últimos anos, um avanço na capacitação dos nossos professores e uma melhora significativa na qualidade de ensino, onde nós fizemos um aumento também na nossa nota do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Tínhamos o pior Ideb da região e aumentamos sete pontos. Foi o município com a maior diferença de uma prova para outra. Claro que sabemos que tem muito a fazer ainda. Tínhamos realmente um Ideb muito abaixo da média. Mas já tivemos uma melhora significativa. Tivemos em 3 anos consecutivos o melhor cardápio da região, preparado pela nossa nutricionista. Uma alimentação de qualidade. Onde o prefeito investe, além dos 30% que é exigido. Trabalhamos com praticamente 70% de investimento na agricultura familiar. Produtores orgânicos.

E além das questões estruturais. Melhorias na infraestrutura das escolas e ampliação de vagas.

Foram muitos avanços neste período de pandemia, mesmo assim os investimentos continuam, em relação a infraestrutura das escolas e Centros de Educação Infantis. Inauguração de duas creches novas no município também. Tivemos a ampliação na oferta de vagas nos últimos anos, com a inauguração de dois berçários na rede municipal de ensino. É algo novo, que atendemos as crianças a partir de 1 ano”, explica Jucilene.

Um dos projetos de destaque é a entrega do uniforme para todos os alunos da rede municipal de ensino. “Tivemos pela terceira vez consecutiva, a entrega de todo o uniforme. Tanto o uniforme de verão, quanto o uniforme de inverno, inclusive com tênis, meia e tudo. A entrega todo ano de kits de material escolar para todos os estudantes da rede. Kit completo de material escolar. O município também fez a aquisição de livros de literatura. Foram mais de 7 mil obras literárias que foram adquiridas e distribuídas a todas as escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal”, completa a secretária.

Últimas