Lutos e perdas

A coluna completa você confere na edição do Tribuna de Notícias

- PUBLICIDADE -

A cada dia vivenciamos mais perdas neste momento. As milhares de pessoas que morreram na pandemia impactam negativamente a esperança das pessoas de que as coisas podem melhorar.

“Pensar luto é pensar em todas as perdas vivenciadas na pandemia, seja pela morte das pessoas, seja pelas separações, pelas perdas de emprego, ou outros objetos concretos que foram desfeitos. Perdas e lutos não dizem somente respeito aos falecimentos, mas a tudo que se pode perder e que precisa elaboração”, diz Elizandra Souza, psicanalista. Passar pelo luto é atravessar um momento de perda de um estatuto anterior, algo já conhecido para algo desconhecido. A passagem pelo luto implica alguma forma de transformação, que não necessariamente é visível.

- PUBLICIDADE -

A gente tende a utilizar os diversos mecanismos de defesa, como negação e isolamento para lidar com a realidade do luto e da transformação, numa espécie de assimilação e acomodação para elaboração daquilo que se perdeu.

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.