23.2 C
Criciúma
sábado, setembro 23, 2023

Estadual: Após 40 anos acorrentadas, duas elefantas vivem em paz

O bioparque localizado em Pomerode/SC possui métodos para preservação da fauna e flora local. A conservação é uma das melhores ferramentas para administrar os recursos naturais, garantindo a estabilidade dos ecossistemas e a estabilidade das populações na fauna. Para a espécie se manter viável em conjunto, além de possuir uma quantidade mínima de integrantes, necessita de uma boa qualidade genética.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Foi no Zoo Pomerode que as duas elefantas, Kenia e Lica, encontraram paz após mais de 40 anos acorrentadas. As elefantas são oriundas de um circo, onde permaneceram presas, com severas restrições de movimento e comportamento por quatro décadas. Em 2007 chegaram ao Zoo Pomerode onde podem experimentar a oportunidade de escolher o que fazer na sua rotina diária. Além de finalmente conseguirem a interação uma com a outra de forma natural, com o mínimo de intervenções.

O médico veterinário do Zoo Pomerode, Rafael Sales Pagani enfatiza que o elefante é “um animal emblemático e carismático, atraindo vários turistas. É um animal com potencial educacional muito grande. Nós tentamos sensibilizar as pessoas em frente ao meio ambiente, mesmo que sejam feitas aqui no Brasil podem impactar todos os animais no mundo inteiro. Infelizmente, as áreas de ocorrência dos elefantes estão limitadas e diminuindo cada vez mais, por pressão antrópica e de cultivos.”

O atendimento e supervisão diária é fundamental para proteger a biodiversidade do planeta e evitar a extinção de espécies. Além de ter um programa específico para as elefantas que contém enriquecimento ambiental, medicina preventiva e condicionamento. Todos os dias são realizadas cinco intervenções e ações com Kenia e Lica. Mais de 4h diárias de trabalho com uma equipe de 6 funcionários.

“A dieta delas é composta por capim, ponta de cana de açúcar, ração de equino, feno de alfafa, frutas e legumes. São cerca de 150kg de alimentação por elefante por dia, sendo 6 refeições ao todo. Nós fracionamos o alimento para que elas continuem buscando sua comida, de forma natural.”, comenta o médico veterinário.

O tratamento realizado com essas elefantes já foi eleito por três vezes como o melhor trabalho científico, de manejo e bem-estar animal, em eventos nacionais. Demonstrando claramente a seriedade e reflete a dedicação de todo o bioparque quanto às necessidades delas.

O tratamento realizado nas elefantes já foi eleito por três vezes como o melhor trabalho científico, de manejo e bem-estar animal, em eventos nacionais – Foto: Arquivo/Zoo PomerodeO tratamento realizado nas elefantes já foi eleito por três vezes como o melhor trabalho científico, de manejo e bem-estar animal, em eventos nacionais – Foto: Arquivo/Zoo Pomerode

Hoje o Zoo Pomerode está construindo um novo recinto, com uma área de mais de 9 mil m². O espaço contará com uma cachoeira, lago, área com lama, montes de areia, troncos, grama, área para manejo e condicionamento e diversas espécies de árvores como o Flamboyant, Angico-vermelho e Timbaúva. “O ambiente maior possibilita a gente fazer o trabalho de forma melhor, é um ambiente mais complexo, com lago maior e estruturas diferentes. Assim é possível aprimorar ainda mais as ações de bem-estar e enriquecimento ambiental para a melhor qualidade de vida dos animais.”, explica o veterinário.

“Nesse ambiente teremos diversos substratos, diversas árvores que já foram plantadas, uma área de manejo para o treinamento delas. É um ambiente mais dinâmico e complexo do que os que elas estão alojadas hoje.”, enfatiza Rafael.

Conheça as elefantas e demais espécies no Zoo Pomerode que está aberto todos os dias, inclusive feriados e finais de semana.

Horário: 8h às 18h

Endereço: Rua Hermann Weege, 180, Pomerode – Santa Catarina

Telefone para contato: (47) 3387-2659 ou (47) 3387-4260

WhatsApp das bilheterias: (47) 99750-1211 ou (47) 99750-2877

Para comprar seu ingresso, clique aqui.

Últimas