(Vídeo) Bombeiros retornam a SC após combate aos fogos no Pantanal

Previsão de chegada no Estado é para terça-feira à noite

Foto: Divulgação/ CBMSC
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta segunda-feira, dia 19, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou o retorno para o Estado, com previsão para chegada na terça-feira à noite. Após 14 dias de combate aos incêndios florestais – com o tempo de viagem alguns já estão longe a 18 dias, os bombeiros militares estão a caminho de casa.

Conforme o CBMSC, foram dias e noites de estratégias, técnicas, monitoramentos e combates. A atuação das equipes de SC foi realizada em diversas regiões do Pantanal, preservando a vida, a natureza e as edificações, que estavam em risco.

- PUBLICIDADE -

Nesse momento não será enviada nenhuma outra equipe do CBMSC, devido o número de incêndios florestais terem reduzido, assim o atendimento será mantido com o efetivo local do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Ainda a despedida dos bombeiros militares ocorreu com chuva para trazer mais tranquilidade e sentimento de dever cumprido.

O combate aos incêndios florestais é uma atividade de alto risco, exigindo cursos específicos, pois existem muitas variáveis. A topografia, a temperatura, umidade relativa do ar, a precipitação e os ventos podem mudar rapidamente todo o cenário da ocorrência. A simples mudança de direção do vento e velocidade pode alterar todo o planejamento, bem como deixar os combatentes encurralados. No ano de 2013, no Arizona-EUA, 19 bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios florestais, sendo retratada a história no filme “Homens de coragem”.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.