Esplanada: furtos a residências à luz do dia assustam moradores

Bandidos arrombam casas até mesmo no Centro e levam dezenas de pertences das vítimas

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A comunidade de Balneário Esplanada, em Jaguaruna, está preocupada com a possível onda de furtos a residências que ressurge na localidade. Isso porque uma série de arrombamentos de casas foi registrada durante o inverno e, após alguns meses de “trégua”, voltaram a acontecer. Nessa semana, dois furtos ocorreram. O mais recente aconteceu ontem, no centro do balneário, onde há diversos estabelecimentos comerciais nas redondezas.

A moradora Elizabeth Magagnin Filippi, conta que saiu de casa às 8h para realizar compromissos profissionais e, quando voltou, se deparou com a casa toda bagunçada, com roupas fora do armário e objetos jogados pelos cômodos. “Eu cheguei com a minha filha e ela me perguntou o que havia acontecido com o chuveiro. Foi então que a gente percebeu que ele havia sido furtado, assim como um videogame, motosserra, relógio e demais objetos de menor valor”, relata Elizabeth.

- PUBLICIDADE -

Os criminosos entraram pela janelinha do banheiro, onde há marcas de pés. Antes disso eles forçaram a janela de vidro e tiraram ela do trilho. Ela reclama da falta de policiamento no local. Informa ainda que está bastante assustada e preocupada com a insegurança na localidade. “Aqui não tem policiamento. Eles só aparecem quando a gente chama pra alguma ocorrência e ainda demoram mais de meia hora. Quando eu chamei, os policiais estavam lá no [Balneário] Torneiro atendendo uma ocorrência de furto também”, diz Elizabeth.

Ela pede que o policiamento seja mais ativo na localidade para encontrar os criminosos que levaram os bens adquiridos pela família com o esforço do trabalho. “Eu estou bem desanimada mesmo. Não está fácil residir aqui. Será que os políticos não se preocupam com a segurança do local porque aqui na comunidade tem pouco voto?”, conclui Elizabeth.

O morador Everton Luiz Cancellier também reclama da insegurança em Balneário Esplanada. Segundo ele, o ideal seria que a PM intensificasse as rondas ostensivas na localidade. “Essa parte de Jaguaruna, como Esplanada e Campo Bom não há policiamento algum. A praia necessita de mais atenção, porque as pessoas que cometem os furtos continuam à solta e não se sabe quem serão as próximas vítimas desses criminosos”, declara Cancellier.

O horário em que os assaltos acontecem também chama a atenção do morador. “Eles arrombam as residências à luz do dia. É algo impressionante. O comandante da PM fala que os moradores não registram Boletim de Ocorrência (B.O.). Então a gente está reunindo vários B.O.s para que a polícia tome conhecimento dos fatos e intensifique as rondas por aqui”, conclui Cancellier.

O comandante da Polícia Militar de Jaguaruna, tenente Eduardo Bronchtein afirma que as guarnições realizam rondas naquela região diariamente. “Inclusive, já me disponibilizei várias vezes para a gente instalar a rede de vizinhos, mas nunca fui procurado. É interessante que a população apresente interesse para implantarmos melhores ações. Mas temos ronda ostensiva programada ali todos os dias”, ressalta Bronchtein.

Ele ainda diz que é comum que algumas pessoas que utilizam as residências para veraneio, deixarem a casa muito sozinha e, quando retornam após um longo período, acabam se surpreendendo com alguma situação de furto. Além disso, o comandante reforça a necessidade de que todos registrem B.O.s quando os furtos acontecerem, para que a PM possa ter mais informações sobre possíveis suspeitos e localidades onde há mais ocorrências.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.