Salvaro lidera intenções de voto em Criciúma

Atual prefeito está em primeiro lugar na pesquisa encomendada pelo TN, em parceria com o Grupo ND, junto ao Instituto Mapa, para o pleito. Cosme Barreto e Júlia Zanatta dividem tecnicamente a segunda posição

- PUBLICIDADE -

Criciúma

O prefeito de Criciúma e pré-candidato à reeleição, Clésio Salvaro (PSDB), ao lado do vice-prefeito Ricardo Fabris (PSD) aparecem à frente dos adversários na primeira pesquisa encomendada pelo Tribuna de Notícias, em parceria com o Grupo ND, junto ao Instituto Mapa, para as eleições municipais de 2020.
A coleta de dados ocorreu entre os dias 21 e 22 deste mês e foram ouvidos 406 moradores de cinco regiões de Criciúma: Centro/São José (28% das entrevistas), Próspera (18%), Rio Maina (30%), Pinheirinho/Santa Luzia (20%), Quarta Linha/Interior (4%).

- PUBLICIDADE -

Dos entrevistados, as mulheres correspondem a 53%, e os homens, a 47%. Na faixa etária, 11% das pessoas que responderam ao questionário têm entre 16 e 24 anos, 42% têm entre 25 e 44 anos, 26%, entre 45 e 59 anos, e 21% têm mais de 60 anos.

Os pesquisadores utilizaram um método quantitativo por amostragem, com entrevistas telefônicas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares, com base em questionários estruturado. A técnica amostral foi a aleatória estratificada por conjuntos e bairros do município, seguindo-se pela segmentação por cotas amostrais proporcionais ao universo, tendo como fonte de dados o TSE 2020 e Censo IBGE 2010.

A margem de erro amostral máxima é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.

Disputa entre os pré-candidatos

No primeiro cenário apresentado pelos entrevistadores, foi feita a pergunta: “Se a eleição para prefeito de Criciúma fosse hoje e sendo estes os candidatos, em quem você votaria?”. A pesquisa foi feita por aferição estimulada, apresentando o nome dos sete pré-candidatos.

Neste cenário, o prefeito Clésio Salvaro lidera com 44% das intenções de voto. Em seguida, empatam Cosme Barreto (Podemos) e Júlia Zanatta (PL), ambos com 10%.

Dr. Aníbal (MDB) e Chico Balthazar (PT) possuem, cada um, 6% das intenções de voto. Mas como a margem de erro é de 4,9 pontos, ambos empatam tecnicamente no segundo lugar, com Barreto e Júlia. Ederson da Silva (PSTU) e Rodrigo Minotto (PDT) possuem 3% cada. No momento, 12% dos eleitores afirmaram que anulariam o voto. Já 6% declaram-se indecisos.

Cenário com os vices

O segundo cenário apresentado pelo instituto é o que se aproxima mais da realidade das urnas, com os pré-candidatos a prefeito, acompanhados pelos vices. A pergunta feita foi a seguinte: “Se a eleição para prefeito de Criciúma fosse hoje e sendo estes candidatos a prefeito e vice, em quem você votaria?”.Aferindo-se os mesmos sete nomes dos pré-candidatos a prefeito de Criciúma, mas submetendo agora aos eleitores a chapa completa (nomes dos candidatos e vices), Salvaro continua na liderança, mas perde três pontos em relação ao percentual de intenções de votos obtido quando seu nome é apresentado sem o do vice Ricardo Fabris (41% x 44%).

Cosme Barreto e Júlia Zanatta continuam em empate técnico em segundo lugar. Com a chapa completa, o candidato do Podemos vai a 14%, enquanto a representante do PL sobe para 11%.

Junto com a vice, Dr. Aníbal sobe para 8%, e volta a empatar tecnicamente com os segundos colocados. Ele é seguido pelas chapas lideradas por Chico Balthazar (6%), Rodrigo Minotto (3%) e Ederson da Silva (2%).A apresentação dos nomes dos vices não implica em alteração dos indecisos, mas reduz em três pontos percentuais o índice de votos nulos.

Índice de rejeição

Também foi pesquisado o nível de rejeição dos candidatos. Para isso, foi feita a pergunta: “Em quem você NÃO votaria de jeito nenhum para prefeito de Criciúma, entre estes candidatos?”.

Chico Balthazar, do PT, é o nome de candidato alvo do maior percentual de rejeição, entre os eleitores de Criciúma: 32%. Em segundo lugar, os nomes de Júlia Zanatta (PL) e Clésio Salvaro (PSDB) são os mais rejeitados: 20% e 15%, respectivamente.Dr. Aníbal (MDB) é o nome alvo de menor índice de rejeição (2%), seguido por Cosme Barreto (4%), Ederson da Silva (6%) e Rodrigo Minotto (7%). Enquanto que 14% dos eleitores não apontam qualquer nome como alvo de rejeição.

Avaliação da administração

Também foi realizada uma avaliação da forma como o chefe do Executivo comanda o município. Para isso, foi perguntado: “Como você avalia a administração do Prefeito Clésio Salvaro nos últimos 2 anos?”.

A maioria das avaliações são positivas: 62%. Destes, 35% avaliaram a administração como ótima e 27% como boa. Os que consideram regular somam 19%. Já o índice negativo é de 16% (9% ruim e 7% péssimo). Outros 3% não souberam responder.

Dados da pesquisa:
Realização: Instituto MAPA – MAPA Marketing e Participações Ltda
Contratante: EA Comunicação LTDA/ TN – Tribuna de Notícias
Quantidade de questionários: 406 entrevistas
Período de coleta de dados: 21 e 22 de setembro de 2020
Margem de erro máxima: 4,9 pontos percentuais
Nível de confiança: 95%
Registro TRE nº SC-02959/2020 de 18/09/2020

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.