Propaganda gratuita inicia nesta sexta-feira

Candidatos a prefeito e vereador irão apresentar as propostas até o próximo dia 12 de novembro

Foto: Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

Thiago Oliveira

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Começa nesta sexta-feira a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão destinada aos candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais. Até 12 de novembro, três dias antes do pleito, as coligações irão apresentar as propostas de segunda a sábado, em dois horários.

A propaganda para os candidatos a prefeito será veiculada da seguinte forma: em dois blocos, de 10 minutos cada – das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, nas emissoras de rádio; e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, nas emissoras de TV. Nas inserções, as emissoras têm de reservar 70 minutos diários, sendo 60% destinados aos candidatos a prefeito (42 minutos) e 40% a vereador (28 minutos).

A propaganda gratuita na televisão deverá utilizar recursos de inclusão, como subtitulação por meio de legenda oculta, janela com intérprete de libras e audiodescrição, sob responsabilidade dos partidos políticos e das coligações.

São vedadas mensagens que possam degradar ou ridicularizar candidato ou partido. E também é proibida qualquer forma de propaganda paga. Caso isso não seja respeitado, as sanções vão desde multa até perda do tempo de TV e rádio.

Criciúma

Na maior cidade da região, o tempo de cada coligação foi definido na última terça-feira, em reunião entre representantes e membros da justiça eleitoral. Dos sete candidatos, seis terão presença na propaganda gratuita, considerando o tamanho das bancadas dos partidos que fazem parte das coligações.

Candidato à reeleição, Clésio Salvaro (PSDB) terá o maior tempo em TV e rádio: 3 minutos e 13 segundos. Na sequência vem Júlia Zanatta (PL), com 2min03seg; Rodrigo Minotto (PDT), com 1min33seg; Dr. Aníbal (MDB), com 1min25seg; Chico Balthazar (PT), com 1min14seg; e Coronel Cosme Manique Barreto (Podemos), com 30 segundos.

Em sorteio, também foi definida a ordem dos programas nesta sexta-feira: Dr Aníbal, Coronel Cosme Manique Barreto, Clésio Salvaro, Chico Balthazar, Júlia Zanatta e Rodrigo Minotto. No dia seguinte, a propaganda começa com o candidato do Podemos, que foi o segundo ao ser sorteado. No terceiro dia, inicia com o atual prefeito, o terceiro sorteado, e assim por diante.

De fora

Quem ficou fora da propaganda gratuita em Criciúma foi Ederson da Silva. O candidato a prefeito pelo PSTU não terá tempo devido à cláusula de barreira.

Pelas novas regras da cláusula de barreira, que estabelece critérios de desempenho eleitoral para o acesso de partidos a recursos do Fundo Partidário e ao tempo gratuito de rádio e TV, os partidos PMN, PTC, DC, REDE, PCB, PCO, PMB, PRTB, PSTU e UP não têm direito a tempo no horário eleitoral.

Tempo em Araranguá

Em Araranguá, principal cidade do Extremo Sul, as coligações dos cinco candidatos a prefeito terão espaço de propaganda gratuita. O maior tempo será de Daniel Viriato Afonso (PP): 4min03seg, seguido por César Cesa (MDB), com 3min07seg; Ricardo Ghelere (PRTB), com 1min26seg; Igor Batista (PL), com 59 segundos; e Felipe Damásio (Psol), com 25 segundos.

Sobre outras propagandas você pode conferir na edição do Jornal TN deste fim de semana.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.