Prefeitos se despedem dos cargos

Líderes do Executivo, na região Carbonífera, avaliam os mandatos e resumem os anos de governo nas cidades do Sul

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Içara

- PUBLICIDADE -

Uma nova era política será vivenciada, em diversas cidades do Sul do Estado, com as mudanças de gestão nas Prefeituras da região Carbonífera. Em Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Siderópolis e Treviso, os prefeitos se despedem dos cargos e resumem os quatro – em alguns casos oito – anos de mandato.

Prestes a encerrar o mandato, o prefeito Dimas Kammer, que não disputou à reeleição e atualmente sem partido político, apresenta um resumo das ações e conquistas nos últimos quatro anos para o município.

Quando assumiu a prefeitura em janeiro de 2017, o foco do prefeito Dimas Kammer, que já foi vereador por quatro mandatos, era ter uma gestão focada em atender os maiores anseios da população e com capacidade prestar um bom serviço em diversas áreas. Ao concluir o mandato no final de 2020, o prefeito avalia positivamente a experiência que proporcionou muitas obras e realizações em Forquilhinha.

Um dos maiores exemplos está na tão sonhada pavimentação da Rodovia Jacob Westrup. Uma luta de anos, agora mais próxima da realidade. As máquinas estão na pista para pavimentar a rodovia que liga Forquilhinha à BR-101, via Maracajá, tornando um dos principais eixos de desenvolvimento da região.

Muito trabalho até o último dia

Se engana quem pensa que os últimos dias de trabalho foram tranquilos para o prefeito de Içara. Murialdo Gastaldon (MDB) se despede do cargo com inaugurações e entregas de obras até o dia 31 de dezembro. “Concluo meu mandato com a disposição do primeiro dia. Hoje (Quarta-feira, dia 30), nós vamos entregar uma praça no bairro Demboski, a revitalização da área central e a primeira etapa do Parque Municipal Valmor de Luca. Acabei de fazer a cessão de uso de um carro para a Associação dos Autistas. Amanhã (Quinta-feira), vamos colocar a pedra que vai ser o marco da área empresarial Luiz Henrique da Silveira. Vamos trabalhar até o último dia”, ressalta.

Sentimento de dever cumprido? Não exatamente. “Saio com o sentimento de ter dado o máximo de mim. No futuro, a curto prazo, eu volto para a Unesc e vou me dedicar com o mesmo vigor e disposição que eu tive na prefeitura de Içara”, resume Gastaldon.

Orgulho da família e aprovação em alta

Em Siderópolis, o prefeito Hélio Cesa, o Alemão (MDB), se despede com orgulho do cargo máximo da cidade. “Eu saio com a missão cumprida e altivez. Fico muito orgulhoso de poder ter contribuído para o desenvolvimento da minha cidade, onde meus antepassados colonizaram também. É um motivo de muito orgulho ter honrado o sobrenome Cesa”, pontua.

O sucesso da administração, para ele, se reflete na aprovação da população.  “Tenho sentimento de dever cumprido. Eu dei o meu melhor para a população e eles entenderam e me gratificaram com uma aprovação de 80%”, comenta.

Mudança de cenário com planejamento

Para o prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP), as melhorias para a cidade são notórias durante o mandato dele. “Eu me despeço com a sensação do dever cumprido. Trabalhamos muito durante estes quatro anos. Pegamos o município em uma situação caótica e, no decorrer do mandato, fizemos planejamento e mudamos o cenário”, ressalta.

Ele destaca algumas obras realizadas durante os quatro anos de governo. “Pavimentamos mais de 50 ruas, fizemos uma ciclovia na entrada da cidade e consertamos mais de 500 quilômetros de estradas. Fizemos mais de 13 quilometros de asfalto com recursos próprios do município”, lembra.“Estamos reformando três colégios que foram municipalizados. Eu me sinto com o dever cumprido com honestidade com meu povo, minha gente”, completa.

Para Fontanella, o trabalho é positivo. “Estamos deixando um saldo em caixa que é inédito para o município. Então, acredito que fizemos um bom trabalho”, finaliza.

A reportagem tentou contato com os prefeitos Ademir Magagnin (PP) – de Cocal do Sul – e Jaimir Comin (PP) – de Treviso – mas não obteve sucesso.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.