Política Regional: PP de Turvo tem seu nome; São João do Sul com disputa

Veja ainda outras notícias do cenário político na Amesc


- PUBLICIDADE -

O Progressistas definiu nesta quinta-feira (3), o nome do empresário Sandro Cirimbelli, como pré-candidato a prefeito de Turvo.

Alguns nomes vinham sendo cogitados, como a dupla que disputou em 2016, Arlindo Manenti e Carmo Olivo, mas, por consenso, o de Sandro escolhido para compor a majoritária pela sigla.

- PUBLICIDADE -

“Acredito que nosso grupo entendeu que eu estivesse mais preparado no momento para assumir o desafio. E eu estou preparado para isso com o apoio de todos os amigos, a comunidade, nossas lideranças e quem quiser colaborar. Afinal, independente de sigla partidária, é importante ouvir as pessoas e trazê-las para o processo”, disse o pré-candidato.

A convenção do Progressistas deve acontecer na próxima semana. Segundo o presidente, Osvaldo Fávaro, as definições e detalhes dos partidos aliados serão divulgadas nos próximos dias. “Estamos felizes com a escolha e pelo Sandro ter aceitado. Temos certeza que vamos fazer uma campanha muito bonita”, analisou.

O que impede a chapa única?

Em São João do Sul, tudo se encaminhava para fechamento de chapa única e 2016, mas João Olívio Cardoso foi candidato pelo PPS (hoje Cidadania) e teve eleição.

Desta vez João Cardoso, que está no Solidariedade, pensa o contrário. Que é momento de não haver eleição e de emplacar uma chapa de consenso.

No entanto, Rafael Lummertz Pereira, quer ser candidato contra a força da máquina. Tanto é que João Cardoso, que era presidente do partido foi destituído e Rafael assumiu a presidência.

A missão do Solidariedade é complicada. Tem que enfrentar 7 partidos: MDB, PP, PSD, PSB, PL, PDT e PSL. Moacir Teixeira (MDB) vai à reeleição. Falta apenas definir se o vice será o mesmo, Edinho Trajano (PP), ou um dos partidos da coligação.

O ex-prefeito Alex Bianchin, que foi duas vezes prefeito pelo PT, está no PDT. Assim como em Jacinto Machado, onde Antônio de Fáveri (PT) foi duas vezes prefeito, em São João do Sul o PT não irá participar das eleições deste ano.

Bloco do Fanica na rua

Em Praia Grande, o quadro está bem próximo de se definir. O time de Elisandro Fanica (PP) com Rodrigo Mariani (PSDB) de vice terá uma ampla coligação com PP, PSDB, PSD, PODEMOS, PL, PDT, PSB, que está há espera do PT, que está nos ajustes finais. De toda maneira, ainda que o PT não apoie, a maior liderança, Itamar Ferrigo, está fechado com Fanica.

O prefeito Henrique Maciel (PSL), em que pese o desejo de disputar a reeleição, ficou isolado politicamente. Ou se mantém com a aliados e declara apoio a Fanica, ou terá duas opções. Ir para uma candidatura avulsa, ou então apoiará a chapa de Adelírio dos Santos, que tem no momento conversações adiantadas com PC do B e Republicanos.

Ajustes finais em Maracajá 

O PT deverá confirmar nesta sexta-feira apoio a uma chapa com Aníbal Brambila (PSD) e Volnei Rocha (PSL) a vice com apoio de PP, PDT e o próprio PT, que nestas eleições não terá nominata a vereador.

O próprio Everaldinho Pereira (PT), que foi candidato em 2016, irá apoiar dois nomes de fora do partido, que estavam em sua coligação naquela ocasião

O PDT está na mesa com os 5 partidos da coligação, e ainda não fechou questão.

“Ainda teremos uma reunião decisiva com as lideranças da coligação para ajustarmos todos esses pontos que defendemos veementemente para definirmos o rumo que o partido irá tomar”, disse Matias.

O PDT quer comprometimento as bandeiras que o PDT de Maracajá defende: aplicação de boas práticas na política, compromisso com a educação e principalmente a saúde, e comprometimento com todas as comunidades.

 

Com informações do jornalista Everaldo Silveira

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.