Política Regional: Lançamento em Turvo; Luto em Araranguá

“Drive-in mício”, mistura de drive-in com comício, é a nova moda destas eleições

- PUBLICIDADE -

PISCA E HERIBERTO LANÇAM CAMPANHA COM ‘DRIVE-INMÍCIO’

O candidato a prefeito Edson Pisca (MDB) e seu vice na chapa, Heriberto Schmidt (MDB), da coligação “Melhor para Turvo” – MDB e PDT, promovem o lançamento da campanha neste domingo (4), em um evento denominado “drive-in mício”, uma mistura de drive-in com comício, como é moda nestas eleições.

- PUBLICIDADE -

O evento ocorre às 17h, no Clube Grêmio Turvense, na Rua R. José Roberto Trichês, no Bairro Imigrantes.

Para prevenção a covid-19, será feita a medição de temperatura dos participantes na entrada do drive-in, com uso obrigatório de máscara.

Haverá uma carreata que parte da comunidade de Linha Contessi, lado oeste do município, que inicia às 16 horas, e que segue para o evento do Grêmio Turvense.

CIDADANIA FORA

A juíza eleitoral de Araranguá, Thânia Mara Luz, indeferiu o pedido da coligação “Mudança Certa” – MDB, PSD, Republicanos e PSDB.

O pedido formulado pelo partido CIDADANIA de Araranguá, requereria o deferimento da coligação das eleições majoritárias com a coligação “Mudança Certa”, pedido também feito pela coligação.

De acordo com decisão: “[…] extrai-se do pedido formulado pelo partido CIDADANIA de Araranguá que, em 24-09-2020, por meio de ata acostada aos autos, foi aprovada a coligação para as eleições majoritárias. […] a escolha ocorreu após o prazo previsto para deliberação sobre coligações e a escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito, e vereador […] que este se encerrou em 16-09-2020”.

O pedido foi encaminhado ao Juízo depois de encerrado o prazo para envio do DRAP e o Registro de Candidatura à Justiça Eleitoral.

Ao final, a coligação de César Cesa (MDB), que seria a maior com a chegada do PSL, acabou ficando mesmo como 4 partidos.

A perda é, naturalmente, em termos de tempo de propaganda de rádio e TV, já que o Cidadania já não tinha nominata de vereadores.

COISAS DA POLÍTICA

O professor de Educação Física, Luiz Carlos Pessi, que neste mandato atuou em um cargo comissionado na Secretaria de Educação de Araranguá, é candidato a vereador pela terceira vez.

Na eleição de 2016, o candidato, que é do Progressistas, e usa o número 11.777, recebeu uma votação expressiva e ficou como 1º suplente. Foi o 13º candidato mais votado entre os 15.

Só não se elegeu por causa do sistema das legendas, que levou à Câmara de Vereadores 3 parlamentares com votação menor do que a de Pessi.

E a coincidência? Foi a votação do candidato do 11: ele fez 777 votos.

AGÊNCIA PARA O PP

O publicitário Xande Costa, de Criciúma, da Agência de Comunicação Berimbau, ficou de conversar com o Progressistas para acertar os detalhes de sua participação na campanha de Daniel Viriato Afonso (PP) com Anísio Premoli (PDT).

COORDENAÇÃO DO PP

Kila Ghellere (Podemos) foi escalado como coordenador geral de campanha da chapa Daniel/Anísio, em Araranguá – PP, PDT, Podemos, PT e PSB.

Cada partido, que tem nominata de vereadores, tem um coordenador dos vereadores: José Hilson Sasso (PP); Fernando Marcelino (PDT); Rudi Rochadel (Podemos) e Valdina Darós de Luca (PT).

PTB: ARCO DE ALIANÇAS

O PTB está proibido de coligar com partidos de esquerda como PT, PCdoB, PSOL, PSTU, Rede, PCB, PCO, e também com o um partido de centro esquerda, o PSDB, e um de centro direita, o Democratas. A medida trata apenas de chapas majoritárias, então não tem qualquer relação com a Amesc, onde o PTB está apenas em Araranguá, onde apoia a chapa PRTB, PSC, Avante e Democratas.

PRIMEIRO DEBATE

A Aciva sabatinou os 5 candidatos a prefeito de Araranguá nesta quinta-feira (1º), César Cesa (MDB), Daniel Viriato (PP), Felipe Damásio (PSOL), Igor Batista (PL) e Ricardo Ghellere (PRTB).

A pauta foi relacionada ao movimento empresarial.

HAJA DEMAGOGIA

Respeito a ideia de redução de vencimentos dos vereadores, mas acho que é demagogia fazer isto para os próximos eleitos. Se for para fazer a diferença, que seja dentro do mandato.

Além do mais, quem está descontente com os vencimentos, tem como assinar documento e devolver para os cofres da Prefeitura.

PRECISA DE CORREÇÃO

Incorretamente, a coluna registrou que Adelício Colodel havia sido prefeito de Timbé do Sul, quando na verdade foi seu irmão, Valentim Colodel (PP), que era o assessor de Valmir Comin (PP) na região do Vale do Araranguá.

LUTO EM ARARANGUÁ

O dia foi de perdas importantes para Araranguá. Além da morte do Batista da Adear, flamenguista, quem também faleceu foi o colorado roxo José Murialdo Gomes, o Murialdo do IPESC.

Murialdo foi candidato a vereador pelo PT e pelo PDT.

 

Com informações do jornalista Everaldo Silveira – Post TV e Enfoque Popular

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.