Içara: Fortalecimento da educação é uma das bandeiras de Arnaldo Lodetti

Com mais de 30 anos de vida pública, pré-candidato concorre às eleições municipais. Ainda não há nome definido para vice

Foto: Heitor Araújo/ TN
- PUBLICIDADE -

Içara

“A nossa marca é a marca do trabalho. De fazer acontecer”, essa é a afirmação do pré-candidato a prefeito de Içara pelo MDB, Arnaldo Lodetti. Com mais de 30 anos de vida pública, foi escolhido pelo partido para disputar o cargo. Até o momento, alguns nomes são cogitados para vice, mas ainda não há nada definido.

- PUBLICIDADE -

Lodetti ingressou na vida pública na década de 80 como tesoureiro da Prefeitura. Logo após, assumiu a pasta de Finanças. “Em 2001, estive na administração do prefeito Júlio Cézar [Cechinel] e fiquei até 2003. Depois voltei e fiquei quatro anos como secretario de Planejamento e Obras. Em 2015, estive com o prefeito Murialdo até fevereiro deste ano”, explica.

A pré-candidatura é um projeto do partido. Após encarar prévias contra o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, vencendo com 24 dos 45 votos, a busca é pelo fortalecimento do MDB.  “Eu não decidi sozinho, mas com um grupo de pessoas, que chegou o momento que eu deveria ser pré-candidato. Eu fui escolhido pelo MDB em uma convenção, então, não é uma candidatura do Arnaldo e sim do partido. É um projeto do partido. E estamos em busca de nos consolidarmos na eleição de 2020”, acrescenta.

Sobre um possível nome para vice, ainda não há nada definido. “Temos três partidos conosco e estamos em conversação com outros. As coisas devem começar a serem definidas no mês de setembro”, comenta Lodetti.

Apoio do atual prefeito

Conforme o pré-candidato, o atual prefeito, Murialdo Canto Gastaldon, também do MDB, apoiaria para o cargo aquele que fosse escolhido pelo partido. “O atual prefeito sempre disse nas entrevistas antes e pós-convenção que apoiaria o candidato vencedor”, afirma.

Projeções

Para Lodetti, trabalho e dedicação à cidade serão marcas registradas do partido. “Tenho uma marca muito forte a respeito do trabalho e acho que ele transforma e qualifica a cidade. Nós vamos trabalhar para transformar Içara em uma cidade grande. Tanto na parte de infraestrutura quanto na saúde, educação e assistência social. Queremos fazer da nossa cidade, uma cidade tecnológica, trazer tecnologia e o que tiver de melhor no mercado para que o cidadão usufrua e seja beneficiado por isso”, enfatiza.

Necessidades do município

Com o crescimento em diversos setores, Lodetti avalia que a educação ainda pode melhorar e contribuir com a população. “Içara avançou muito na questão de infraestrutura. Ela tem uma saúde boa, todas as pesquisas mostram isso, e a educação é modelo em Santa Catarina e no Brasil. Mas nós temos algumas deficiências que teríamos que melhorar em busca da qualificação da mão de obra na cidade”, reforça.

A ideia, segundo Lodetti, é criar parceiras com sistemas de qualificação de mão de obra para contribuir com estudantes que possuem somente o segundo grau. “Assim, as pessoas terão a possibilidade de receber um pouco melhor e também ter qualidade do serviço para trazermos empresas para Içara. Acredito que isso vai possibilitar uma renda melhor para o cidadão e consequentemente para a cidade também”, pontua.

Agilidade nos agendamentos relacionados à Saúde

Para o pré-candidato, outra bandeira é criar uma junção de esforços para agilizar os agendamentos relacionados à Saúde. “Temos que melhorar os agendamentos de exames e cirurgias de alta complexidade para tentar diminuir as filas. Não é responsabilidade do município, mas temos que buscar formatar junto com o Estado uma forma de diminuir esse tempo, entre a necessidade do cidadão e o dia que ele vai fazer exame. Não pode ser tão longa essa espera. É uma forma que pensamos de abreviar isso”, reflete.

Com isso, o pré-candidato busca consolidar as projeções do partido, assim como, atingir os interesses da população. “Nossa função como prefeito, vice-prefeito, vereador ou como secretario, é ser servidor. Servir. Fazer da cidade cada vez maior e pujante. Além disso, dar andamento e ampliar o trabalho que foi desenvolvido até agora, bem como, a qualidade de vida do cidadão içarense”, finaliza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.