Araranguá: pesquisa Mapa/TN mostra César Cesa na frente

Consulta encomendada pelo Tribuna de Notícias, em parceria com o Grupo ND, foi realizada pelo Instituto Mapa

TN
- PUBLICIDADE -

Érik Borges

Araranguá

- PUBLICIDADE -

O Tribuna de Notícias, junto ao Instituto Mapa, em parceria com o Grupo ND, divulga hoje a pesquisa sobre as eleições municipais em Araranguá. O candidato do MDB, César Cesa, aparece na liderança, com 30% das intenções de voto. Junto com o vice, o índice do candidato emedebista sobe para 33%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em 29 de outubro (nº SC-O8877/2020).

A pesquisa havia sido impugnada pela Justiça após a coligação “Eu Amo Araranguá”, dos partidos PP, Podemos, PDT, PT e PSB entrar com pedido para a suspensão da divulgação. A coligação questionou a metodologia aplicada. Uma liminar chegou a ser expedida, mas, após comprovação do atendimento aos critérios técnicos, a juíza de Araranguá, Thania Mara Luz, negou pedido da coligação e revogou a liminar, autorizando a publicação.

Mais de 400 eleitores

Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro foram realizadas 406 entrevistas a eleitores no município araranguaense. A distribuição geográfica das amostras aponta para as entrevistas em três regiões: na região 1, que contou com 47,3% das entrevistas, estão os bairros Alto Feliz, Centro, Coloninha, Jardim das Avenidas, Urussanguinha, Vila São José.
Já a região 2, composta por 30,3% do total de entrevistas engloba as comunidades de Cidade Alta, Jardim Cibeli, Lagoão, Mato Alto, Nova Divineia.

Enquanto a região três, com 22,4% das 406 entrevistas, conta com os bairros Barranca, Polícia Rodoviária, Sanga da Areia, Santa Catarina e demais setores.
Dos entrevistados, as mulheres correspondem a 52%, e os homens, a 48%. Na faixa etária, 13% das pessoas que responderam ao questionário têm entre 16 e 24 anos, 40% têm entre 25 e 44 anos, 25%, entre 45 e 59 anos, e 22% têm mais de 60 anos.

Os pesquisadores utilizaram um método quantitativo por amostragem, com entrevistas telefônicas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares, com base em questionário estruturado. A técnica amostral foi a aleatória, estratificada por conjuntos e bairros do município, seguindo-se pela segmentação por cotas amostrais proporcionais ao universo, tendo como fonte de dados o TSE 2020 e Censo IBGE 2010.

Disputa entre os candidatos

No primeiro cenário apresentado pelo Instituto Mapa, foi feita a pergunta: “Se a eleição para prefeito de Araranguá fosse hoje e sendo estes os candidatos, em quem você votaria?”. A pesquisa foi feita por aferição estimulada, apresentando o nome dos candidatos.

Neste cenário, César Cesa (MDB) lidera com 30% das intenções de voto. Em seguida, Daniel (PP) aparece com 21%, seguido por Igor Batista (PL), com 18%. Ricardo Ghelere (PRTB) tem 10% e o professor Felipe Damasio (PSOL) conta com 5%.

No momento, 8% dos eleitores afirmaram que votariam branco ou nulo. Enquanto outros 8% declaram-se indecisos. A margem de erro amostral máxima é de 4,8 pontos para mais ou para menos. E o nível de confiança é de 95%.

A matéria completa está no Jornal TN desta segunda-feira, dia 9.

Veja a pesquisa de intenção de voto:

TN

 Informações técnicas da pesquisa
Realização: Instituto MAPA – MAPA Marketing e Participações Ltda,
Contratante: EA Comunicação LTDA / TN – Tribuna de Notícias
Quantidade de questionários: 406 entrevistas
Período de coleta de dados: 30 de outubro a 01 de novembro de 2020.
Margem de erro amostral máxima: 4,8 pontos percentuais.
Nível de confiança: 95%
REGISTRO TRE n SC-O8877/2020 – de 29/10/2020

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.