Vai começar o julgamento

Leia a coluna completa no Jornal Tribuna de Notícias

- PUBLICIDADE -

A partir de amanhã, Santa Catarina viverá novos tempos, seja qual for a decisão do Tribunal Especial de Julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés da Silva e da vice-governadora Daniela Reinehr. Os cenários políticos são absolutamente imprevisíveis. A única certeza que se tem é que a instabilidade política e a paralisia governamental vão continuar. E por que?

Mesmo que o pedido de impeachment dos advogados Ralf Zimmer Júnior e Leandro Ribeiro Maciel, sobre a isonomia salarial dos procuradores do Estado, seja rejeitado amanhã pelo Tribunal Especial, o que é considerado pouco provável, já na próxima semana inicia-se o segundo processo, com base no requerido por um grupo de empresários, advogados e profissionais liberais, sobre a fraude dos respiradores e o polêmico processo do hospital de campanha de Itajaí.

- PUBLICIDADE -

O mistério sobre o voto dos cinco desembargadores permanecerá até amanhã, durante a sessão do Tribunal Especial, a partir das discussões.

São várias as possibilidades, inexistindo embargo judicial e com a realização da sessão: 1. O pedido é rejeitado por maioria de votos, caso em que o processo será arquivado; 2. O pedido de impeachment é acolhido pela maioria dos membros do Tribunal Especial, em relação ao governador e à vice-governadora; 3. O requerido tem maioria de votos em relação ao governador, mas por alguma particularidade jurídica, rejeita o pleito em relação à vice-governadora.

O cenário político está posto para punição dupla. No dia seguinte, o presidente da Assembleia Legislativa, Julio Garcia, assume o governo, interinamente. Não há, também neste caso, qualquer indicativo sobre o que possa acontecer na administração estadual.

As decisões até agora foram pela admissibilidade do impeachment. Acolhido amanhã, aí é que vai começar efetivamente o julgamento.

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.