Reviravolta nos impeachments

Leia a coluna completa no Jornal Tribuna de Notícias

- PUBLICIDADE -

A conclusão do inquérito do Departamento de Policia Federal de Brasília de que não há provas ou indícios de participação do governador Carlos Moisés da Silva na fraude dos respiradores muda totalmente o cenário político e governamental de Santa Catarina. O dia 27 de outubro também tem tudo para entrar na história. No período da manhã, já como governadora interina, Daniela Reinehr fez um discurso de contraponto em relação ao governador afastado, dando uma forte sinalização de que pretendia exercer o mandato até o final.  Na retórica, na escolha do primeiro secretário e na entrevista, mudança substancial de rumo do governo. À tarde, contudo, veio de Brasília a notícia de que a Polícia Federal inocentara o governador Carlos Moisés.

Claro que agora surgirão novos atos processuais nas esferas policiais e judiciais de Brasília e de Santa Catarina. A Polícia Federal envia o resultado da investigação à Procuradoria da República, que se manifestará junto ao ministro Benedito Gonçalves, relator do processo no STJ. A ele caberá a decisão final de, acolhendo as conclusões, enviar tudo para Santa Catarina.

- PUBLICIDADE -

Na prática, contudo, os dois pedidos de impeachment perdem consistência política e até de objeto. O processo dos respiradores pulveriza as conclusões da CPI da Assembleia, levando o Tribunal Especial de Julgamento para novas deliberações. E o impeachment da isonomia dos procuradores também acaba sendo contaminado pelo aspecto político.

O Estado vive assim dias críticos totalmente imprevisíveis.

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.