Otimismo em SC com retomada

Leia a coluna completa no Jornal Tribuna de Notícias

- PUBLICIDADE -

A queda dos casos de contaminados e mortos pela Covid-19 e o desempenho do setor produtivo estão criando um cenário de renovadas esperanças e um novo ânimo neste fim de ano aqui em Santa Catarina. A arrecadação estadual costuma ser bom indicativo sobre a situação da economia estadual. Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Eli, os dados são positivos nestes últimos três meses, com tendência de melhoras.

A receita em setembro fechou com aumento de 8%, mantendo índice semelhante ao mês de agosto. E entre as causas desta performance, Paulo Eli destaca: concessão de auxílio emergencial do governo Bolsonaro; aumento do consumo da população, em especial, pela permanência maior dentro de casa; maior poder de compra de cestas básicas pela maioria da população; isolamento multiplicando o consumo de produtos da construção civil e também a redução das taxas de juros.

- PUBLICIDADE -

O aumento do consumo, em gêneros alimentícios e produtos da construção civil, produziu elevação dos índices de inflação. Entre os motivos a falta de produção, determinada pela carência de matéria-prima.

Pela análise da equipe técnica da Secretaria da Fazenda há espaços para maior dinamismo na recuperação, pois setores importantes na economia e na arrecadação, como combustíveis, energia e autopeças, tem horizontes muito favoráveis. Completa-se este horizonte favorável com pesquisa da Fiesc indicando que pesquisa realizada em 20 de setembro indicou que os índices de confiança do empresário catarinense atingiram o mesmo patamar do início do ano, anterior à pandemia.

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.