Invasões: documento histórico

Leia a coluna completa no Jornal Tribuna de Notícias


- PUBLICIDADE -

O relatório ND Cidade Ameaçada, que o jornal Notícias do Dia lançou no fim de semana em edição especial com 36 páginas, é documento inédito para leitura, consulta e análise criteriosa das autoridades, das lideranças e de toda a população catarinense.

Representa, sobretudo, uma gravíssima advertência a todos. Ali está descrito com duro realismo os riscos assustadores que pairam sobre a Ilha mais linda do Brasil e sua área continental.

- PUBLICIDADE -

Publicidade

O documento traz um minucioso relato histórico, com estatísticas estarrecedoras, fotos dramáticas e diagnóstico preciso sobre as invasões ilegais, e posições muito contundentes de muitas autoridades.

Fruto da omissão, da incompetência ou da ação de certas lideranças descomprometidas com o futuro da cidade, a usurpação de áreas públicas e terrenos privados mancha o mapa da Capital.

Entre as causas do maior desafio de Florianópolis: 1. Falta de fiscalização da prefeitura e órgãos ambientais. Onde estão os drones e os helicópteros para coibir estes avanços diários? 2. Que punição receberam vereadores, líderes políticos e os que incentivam estes ilícitos? E servidores públicos que repetem estas transgressões?

Méritos para o Ministério Público Estadual, cujos promotores têm se empenhado em dar um basta na ação de delinquentes.

A ausência de política públicas para viabilizar o acesso à casa própria, com incentivos reais, também acaba expandindo ilicitudes.  Os que invadem impunemente incentivo batalhões de parentes e amigos.

Finalmente, o rigor que o poder público usa para fiscalizar os formais, é inversamente proporcional a complacência com invasores.

Como enfatiza o ND “é preciso barrar as invasões”. Já!

O conteúdo completo você acompanha na edição impressa do Jornal Tribuna de Notícias ou no TN Digital. Leia esta e muitas outras colunas, ligue para o (48) 3478-2900 e assine!

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.