SC: BR-101 terá operação para lançamento de vigas em obra de ponte

Trânsito irá operar somente por uma faixa em períodos alternados no sentido Curitiba, na divisa entre Barra Velha e Araquari

Foto: Arquivo/ TN
- PUBLICIDADE -

O trânsito na pista norte da BR-101/SC (sentido Curitiba) irá operar com períodos de restrição parcial entre às 14h30 desta quinta-feira (12) e às 6h da manhã de sexta-feira (13) – na região da divisa entre os municípios de Barra Velha e Araquari, onde a Arteris Litoral Sul realiza obras para ampliação da ponte sobre o Rio Itapocu (km 80,1).

As restrições irão ocorrer em sessões de aproximadamente três horas – com a primeira prevista para iniciar já no início da tarde desta quinta-feira. Para cada sessão, a concessionária deve realizar operação para lançamento de uma viga longarina em paralelo à atual estrutura da ponte.

- PUBLICIDADE -

Dessa forma, a concessionária pretende fazer o lançamento de três vigas nesse período – cada uma delas mede cerca de 30 metros de comprimento – com peso máximo de 62 toneladas.

Durante as sessões, o trânsito na pista norte irá operar somente por uma faixa (faixa da esquerda) – desviada pela pista oposta. Entre as sessões, poderá ocorrer a liberação do tráfego momentânea também na faixa da direita – para dar fluidez.

Obras de ampliação da ponte sobre o Rio Itapocu

A atual etapa das obras de reforma e ampliação da ponte ocorrem desde o mês de julho. Os trabalhos consistem em reforçar a atual estrutura – construída junto à pista original – adequando a ponte para classificação TB-45 (45 toneladas).

Além disso, a ponte que tem atualmente 90 metros de extensão – terá ampliação de largura, passando de 8,3 metros para 12 metros – com implantação de acostamento.

E a atividade de lançamento das vigas tem relação direta com a ampliação da largura – as três vigas longarinas serão posicionadas em paralelo à ponte – de maneira que o tabuleiro junto com a laje possa ser expandido e construído sobre estas novas estruturas.

Operação

As três vigas pré-moldadas foram construídas no pátio de obras anexo à ponte. Dessa forma, a operação de lançamento deve contar com dois guindastes e uma carreta – para movimentação em direção à ponte – e lançamento das vigas.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.