Reabertura da Ponte Hercílio Luz completa um ano

Devolvido à população no dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis

Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

- PUBLICIDADE -

Depois de 29 anos fechada, a Ponte Hercílio Luz comemora agora o primeiro aniversário de reencontro com os catarinenses. Devolvido à população no dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.

“Foi um momento de extrema felicidade para todos nós. Em um ano de gestão, conseguimos dar celeridade a uma obra aguardada há décadas e reintegrar a Ponte Hercílio Luz ao cotidiano de Florianópolis e de Santa Catarina”, celebra o governador Carlos Moisés.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, o próximo passo é traçar o futuro da ponte e do entorno. “Nosso desafio agora é potencializar cada vez mais o uso equilibrado da estrutura, valorizando o aspecto da ponte enquanto equipamento cultural e turístico. Mas também considerando como importante instrumento de mobilidade no acesso à Ilha de Santa Catarina”, afirma o secretário.

Utilização atual da ponte

Desde setembro, o tráfego está liberado para os veículos de passeio. Os automóveis podem passar pela ponte de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, desde que haja ao menos dois ocupantes.

A velocidade permitida para trafegar na estrutura é de 40 km/h. Não é permitido o tráfego de carros com apenas o motorista e nem a passagem de motocicletas sobre a estrutura.

Das 19h às 11h o horário é exclusivo aos ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também podem circular nos demais horários. Aos sábados e domingos, o uso é exclusivo para pedestres.

Complexo Cultural e Turístico

O Governo do Estado planeja aprimorar o aproveitamento do entorno da Ponte Hercílio Luz, com a criação de espaços de convivência a partir do uso cultural, museológico, turístico, gastronômico, esportivo, de lazer e de contemplação.

Os estudos iniciais foram liderados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e envolveram a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e a equipe do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC), da SCPAR.

Sete dias de atrações na reabertura

A emoção de cruzar a maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal do mundo atraiu milhares de pessoas no evento Viva a Ponte, entre 30 de dezembro e 5 de janeiro de 2020, em Florianópolis. Cerca de 1,18 milhão de pessoas circularam entre as cabeceiras continental e insular da Ponte Hercílio Luz.

O reencontro dos catarinenses com o monumento foi marcado por uma agenda intensa. Houve desfile de carros antigos, a Corrida da Ponte, esportes radicais, 65 apresentações culturais e atrações gastronômicas.

Confira no vídeo alguns dos principais momentos da reabertura: 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.