Mudança positiva no trânsito de Içara

Ampliação da mão dupla, na rua Anita Garibaldi, tem avaliação satisfatória por parte da diretoria de trânsito municipal

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Içara

- PUBLICIDADE -

Nesta semana, o trânsito da região central de Içara passou por alterações. A ampliação da mão dupla na Rua Anita Garibaldi mudou o fluxo de veículos e, inicialmente, surpreendeu os condutores, mesmo com o anúncio antecipado sobre as alterações. Porém, apesar de pequenos transtornos, nos dois primeiros dias, a mudança é considerada positiva pela Diretoria de Trânsito do município. “A rua teve um trecho em sentido único por muitos anos. Então, alguns moradores acabaram se confundindo no começo. Nós colocamos os agentes, nos primeiros dias, para fazer as orientações. Colocamos cones também ao longo deste trecho para que dêem a orientação devida”, explica o diretor de Trânsito municipal, Washington Pereira.

Após as incidências iniciais, a população também tem avaliado positivamente a alteração. “Um ou outro morador, mas bem raro, ainda não estava habituado e entrava na contramão, mas ele era orientado e ficava tudo certo. Isso aconteceu no primeiro e no segundo dia. Até o momento, agora, não há tanta incidência disso. Pelo contrário, temos recebido feedback positivo da comunidade”, enfatiza Pereira.

A mudança gerou um fluxo melhor e uma ligação mais rápida entre bairro e centro. “Eles dizem que ficou muito bom, pois agora é possível ir do bairro Jaqueline até o cartório, que fica na rua Vitória, em uma linha reta. Então, os moradores acharam extremamente eficaz, pois não precisa mais ficar dando voltas pela Sete de Setembro e na Procópio Lima”, comenta. “Eles acharam bastante interessante, pois a rua sai bem na área central e distribui para todos os locais onde as pessoas querem ir. O feedback é positivo e, até o momento, tudo está andando bem. Mesmo assim, os agentes de trânsito permanecem sinalizando com cones”, completa Washington.

Mais uma semana de avaliação

Inicialmente, o período previsto para adaptação dos motoristas e moradores era de 15 dias, mas como a aceitação está positiva e o fluxo do trânsito tem se mostrado satisfatório, o período deve cair. “Do jeito que está indo, a comunidade já está se adequando bem. Eu creio que mais uma semana de colocação de cones será o suficiente para as pessoas não andarem mais na contramão. O outro lado da via segue normal”, enfatiza o diretor.

O cruzamento da rua Anita Garibaldi com a Altamiro Guimarães já possuía uma sinaleira. Agora, o mesmo acontece no encontro da Anita Garibaldi com a Vitória – que ganhou um semáforo. “Então, conseguimos fazer a ‘linha verde’, nos dois sentidos, principalmente na Vitória, onde o fluxo é maior, de tal forma que as pessoas não ficam muito tempo trancadas em uma sinaleira e depois na outra. Pelo contrário, o intervalo de tempo é o mínimo possível. Em muitas delas acontece a ‘linha verde’: sai de uma sinaleira no verde e pega a outra ainda em verde. Conseguimos fazer essa transição”, detalha Washington.

Novas mudanças pós-eleições

O trânsito, na região central de Içara, passará por novas alterações. Porém, apenas após as eleições, que acontecem no domingo, dia 15 de novembro. “Agora, o momento é meio crítico, com período eleitoral, falta uma semana só, praticamente”, alerta o diretor.

A partir do dia 16, a equipe da prefeitura começará a pintar os cruzamentos e colocar as placas para a mudança no sentido da rua Coronel Marcos Rovaris, entre a Avenida Procópio Lima e Sete de Setembro, e a inversão da rua Henrique Lage. “Também mudaremos o sentido em algumas ruas que ligam elas. Faremos algumas alterações para dar fluidez”, pontua Washington.

A efetivação da mudança acontecerá a partir da definição do prefeito Murialdo Gastaldon. “A hora que eu der o aval ao prefeito de que está tudo sinalizado, ele tomará a decisão da melhor data para a mudança das ruas”, finaliza Washington.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.