Morro da Fumaça: primeiro passo para Centro Residencial do Idoso

Projeto é idealizado pelo Lions Clube Novos Horizontes. Expectativa é que dentro de quatro anos o espaço atenda a região

Foto: Divulgação Lions Clube
- PUBLICIDADE -

O Centro Residencial do Idoso de Morro da Fumaça caminha para se tornar realidade na região Sul Catarinense. O projeto, idealizado pelo Lions Clube do município, tem como objetivo ofertar um espaço de acolhimento, resultando em uma melhor qualidade de vida e bem-estar do idoso, onde o mesmo possa se sentir útil e feliz. Neste sábado, dia 26, o primeiro passo foi dado: a terraplanagem.

Essa primeira etapa do projeto levará em torno de 10 meses a um ano. “ O próximo passo é darmos início na construção. As outras partes que são maiores, levaremos em média uns quatro anos”, relata a vice-presidente e idealizadora do projeto, Valdete Guollo Salvan.

- PUBLICIDADE -

Ainda conforme a vice-presidente, o Lions Clube Morro da Fumaça Novos Horizontes criou este projeto como forma de amparar o idoso que vive em condições desfavoráveis. ”Desta forma, proporcionando um espaço onde o mesmo se sentirá acolhido, seguro e com uma melhor qualidade de vida. Um espaço onde viverá dignamente, que priorizará o bem estar do idoso: físico, mental, emocional, social e espiritual, valorizando-o e respeitando-o”, comenta.

Valdete conta que serão quatro modalidades dentro do Centro Residencial do Idoso, uma delas é a Casa Lar, estrutura que será destinada a idosos que estão sós ou afastados do convívio familiar e com renda insuficiente para sua sobrevivência, visando o fortalecimento da participação, organização e autonomia, utilizando sempre que possível a rede de serviços local. Além desta, haverá a República, destinada a idosos acima de 65 anos, autônomos e independentes, organizada em grupos, conforme o número de usuários, e co-financiada com recursos da aposentadoria benefício de prestação continuada, renda mensal vitalícia e outras.

O espaço também oferecerá aos interessados, um Sistema de Hotel, para o atendimento aos idosos de toda região com 65 anos ou mais, dependente ou semi dependente cuja família ou cuidador necessitar se ausentar por um ou mais dias no período máximo de 10 dias. A última modalidade é Centro Dia, onde o idoso poderá passar o dia na instituição e retornar para casa no final da tarde “Neste caso, será voltado para atendimento a idosos com autonomia e mobilidade suficiente para subir e descer do transporte, que expresse vontade de passar o dia na Instituição, ou apenas um período, para o convívio com os demais idosos e realização das atividades da instituição”, acrescenta a vice-presidente do Lions Clube.

O projeto caminha para ser referência no atendimento ao idoso. “O Lions Clube Morro da Fumaça Novos Horizontes foi fundado com um objetivo: a realização de um grandioso projeto para o nosso município que é a construção do Centro Residencial do Idoso”, conta Valdete. Atualmente, o grupo conta com uma equipe de 30 participantes, com o ingresso de voluntários.28

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.