Maracajá: Banco de dados com todas as leis municipais será fonte pública

Estarão disponíveis a partir da próxima semana todas as leis que foram sancionadas ou promulgadas no município desde sua emancipação, há 53 anos

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Maracajá

Resultado de uma ampla e longa pesquisa em arquivos da administração municipal de Maracajá, estarão disponíveis a partir da próxima semana, no site oficial da Prefeitura de Maracajá (maracajá.sc.gov.br), todas as leis que foram sancionadas ou promulgadas no município desde sua emancipação, há 53 anos.

- PUBLICIDADE -

“É um banco de dados muito importante, pois permite uma pesquisa ampla e dinâmica sobre o arcabouço legislativo municipal, já que todas as leis que estão, ou estiveram em vigor e suas alterações, estão disponíveis para pesquisas jurídicas ou acadêmicas”, explica a assessora jurídica da Prefeitura de Maracajá, advogada Gezilane de Sá.

O trabalho consistiu em buscar nos arquivos digitalizados da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores as leis municipais publicadas e formar um banco de dados em que é permitido o acesso por buscas inteligentes, como por número, ementa ou palavras-chaves. Na sequência a pesquisa passou para leis que não existiam no “mundo digital”.

Conforme a secretária de Administração, Marluci Vitali, centenas de documentos eram apenas datilografados ou manuscritos e foram fotografados. “As imagens foram convertidas em textos, possibilitando a inclusão deles no arquivo digital para permitir a busca inteligente”, relata. Todo o processo teve duração de quase um ano, concluído na semana que passou.

Nos arquivos físicos foram encontradas situações interessantes. Por exemplo, o banco de dados mostrava que no ano de 1988 faltavam as leis entre os números 9 e 199. Apurou-se que, naquele ano foram sancionadas apenas oito leis, mas no ano seguinte, 1989, ao contrário dos anos anteriores em que a numeração começava de 1, iniciou com a lei número 200/1989.

Desde o ano passado, quando foi concluída a pesquisa digital, a cada nova lei sancionada ou promulgada, o documento é inserido no banco de dados e, agora, com a conclusão da conversão das imagens em documentos digitais, todo o acervo estará disponibilizado, se tornando uma fonte pública e transparente de consultas à legislação municipal.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.