Luzes no céu chamam atenção em Araranguá

Satélites lançados em órbita podem ser vistos quando refletem à luz

Foto: Silvino de Souza/ Observatório Astronômico de Brusque
- PUBLICIDADE -

Araranguá

Desde semana passada, luzes enfileiradas no céu têm instigado os moradores de Araranguá e Balneário Arroio do Silva, no Extremo Sul do Estado. O fenômeno pôde ser visto durante alguns dias sempre por volta das 19h.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, o fenômeno não é um evento climático e sim, pequenos satélites artificiais lançados da Terra através de foguetes. “São satélites de comunicação, então vai ocorrer um bom tempo. Com o céu limpinho a gente consegue ver”, explica Coutinho.

As luzes são denominadas como “Cordão dos Starlinks”.  A constelação faz parte de um projeto de uma empresa norte-americana chamada SpaceX. A expectativa, até 2025, é de que 12 mil satélites serão colocados em órbita, conforme os próprios empresários. “São satélites pequenos, pesam cerca de 200 quilos, são lançados em uma órbita baixa, cerca de 500 quilômetros e irão cobrir todo o globo. Até agora foram lançados 845”, ressalta o astrônomo e diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza.

Ainda conforme astrônomo, os satélites serão utilizados para internet banda larga. “Esses serão utilizados principalmente para comunicação, tem outro projeto da Amazon e do próprio Facebook, que será para GPS. Mas esses da SpaceX estão sendo lançados aos poucos e, por serem pequenos, são lançados praticamente em uma fila e reflete muito sol”, explica.

O fenômeno no céu pode ser visto por mais algum tempo e sempre no mesmo horário, entre às 18h30 e 19h30 em diversos lugares do mundo. “São vistos no pôr do sol ou no nascer do sol, a gente fala no crepúsculo ou na aurora”, finaliza o estudioso.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.