Jaguaruna: Máquina da prefeitura nas dunas causa polêmica na Esplanada

Moradores afirmam que vala aberta vai facilitar fluxo de veículo na orla da praia

Prefeitura alega que foi feito apenas serviço de limpeza (Foto: Reprodução)

- PUBLICIDADE -

A retirada de areia de uma duna no Balneário Esplanada repercutiu nas redes sociais nesta terça-feira, 15. Um grupo de surfistas mantém uma conta no Instagram chamada Esplanada Surf Report, na qual publica fotos do mar para a prática do esporte, mas também atua na preservação ambiental e contra o fluxo de veículos na orla da praia. Nela, foi publicado um vídeo com uma máquina da prefeitura abrindo caminho entre o asfalto e a areia, no meio das dunas.

Segundo o grupo, a justificativa apresentada para eles foi de que se estava abrindo uma vala para eliminar o acúmulo de água no asfalto próximo à orla da praia. No entanto, as imagens mostram que um caminho para veículos acabou por ser aberto no local, o que gerou a revolta.

- PUBLICIDADE -

Nos comentários do vídeo, é possível ver muitos moradores do balneário endossando o coro de indignação. A Polícia Ambiental de Laguna, que atende a região da Amurel, disse ter havido duas denúncias contra a ação da prefeitura.

À reportagem, o atendimento da Polícia Ambiental disse que encaminhará uma equipe até o local para averiguar possíveis irregularidades. Para fazer alteração nas dunas, é preciso a licença ambiental com o órgão competente.

O Instituto do Meio Ambiente de Tubarão (IMA), vinculado ao governo do Estado, informou que a licença pode ser emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ), vinculado à prefeitura.

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Jaguaruna, Edenilson Montini. Segundo ele, a prefeitura nas dunas tem a licença do IMAJ para o serviço de limpeza.

“As dunas avançaram e foram para cima da passarela. Foi dada uma limpada e uma baixada para a água sair. A areia foi apenas colocada para o lado”, disse Montini.

O trânsito de veículos é proibido na orla da Esplanada. Os moradores lamentam o vão criado entre a duna e a passarela para pedestres, justificando que poderá facilitar a entrada dos carros na areia. Segundo Montini, haverá a colocação de barreiras e sinalizações para evitar que isso aconteça.

Apesar da justificativa apresentada pela prefeitura, moradores relatam que “caminhões de areia” foram retirados do local e questionam-se para onde foram levados.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.