Içara: terra onde a fé prevalece

Santuário Sagrado Coração de Jesus é, atualmente, a grande atração de Içara

Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus em Içara_Suelen Bongiolo / Arquivo
- PUBLICIDADE -

Gustavo Milioli/Especial

Içara

- PUBLICIDADE -

Içara se tornou, desde 2017, um dos principais destinos do turismo religioso de Santa Catarina com a inauguração do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, o segundo maior do Estado. Centenas de milhares de pessoas passam pelo local anualmente para pregarem a fé e a devoção. Mais do que um marco para toda a região Sul catarinense, a estrutura teve o poder de mudar a realidade de uma comunidade outrora esquecida.

“O Santuário representa o desenvolvimento socioeconômico de uma outra região que não era vista no mapa de Içara. O desenvolvimento anterior se concentrava nos bairros Tereza Cristina, Nossa Senhora de Fátima, Demboski… Com a vinda do Santuário e também da importante Via Rápida, toda essa parte do Morro Bonito e Vila São José se tornou um dos lugares mais privilegiados da cidade”, coloca o reitor, padre Antônio Vander da Silva.

A localidade, anteriormente caracterizada pelas atividades rurais, hoje já conta com quatro restaurantes e um café colonial funcionando nas redondezas do Santuário. A expectativa é de que seja criada uma rota gastronômica, atraindo novos empreendimentos e aquecendo ainda mais a economia local.

Próximo à igreja, a Prefeitura Municipal pretende inaugurar em breve o Parque Ambiental Walmor de Luca, a maior área de lazer de Içara, com 15 hectares e R$ 2,3 milhões de investimento. “Se a chuva não tivesse atrapalhado, já teríamos inaugurado a primeira etapa. Vai ter pista de caminhada, lago, espaço para arena de shows, quiosques, playground para crianças e até um mini zoológico. Estamos trabalhando para inaugurarmos até o fim do ano”, antecipa o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

O Santuário

Santa Catarina possui 27 santuários em sua extensão. O de Içara é o segundo mais importante, atrás apenas do de Santa Paulina, localizado no município de Nova Trento. Aqui, a capacidade é de 1,5 mil fiéis sentados e 3 mil em pé. A estrutura tem 3,2 mil metros quadrados, inserida em um terreno de 14 hectares de área total.

O lugar possui praças, caminhos e edificações, que formam um conjunto arquitetônico, promovendo um ambiente de peregrinação, reverência e atividades diversas. Sua estrutura remonta à mística e simbologiza os últimos momentos de Jesus Cristo antes do martírio e o início da Igreja Católica a partir da reunião entre os Apóstolos e Nossa Senhora.

Durante todo o ano de 2020, obras e mais obras continuaram em andamento, e as novidades seguem surgindo para os visitantes das mais diversas partes do Brasil. “Pudemos inaugurar o novo portal de acesso, um novo auditório com capacidade para 800 pessoas, o caminho dos santos brasileiros, a pavimentação ao lado da Igreja da Agonia e a via sacra da Ressurreição. Ainda há cafeteria, loja e livraria novinhas, que estão próximas de serem concluídas”, informa o reitor.

Outro ambiente prestes a ficar à disposição dos visitantes é a Campanha dos Devotos, uma sala própria para reunir todas as pessoas com intenção de participar da campanha de ajuda do Santuário. O projeto consiste em arrecadar doações para a manutenção do espaço.

Programação de fim de ano:

24/12 – Missa da Vigília de Natal às 18h

25/12 – Missa do Natal do Senhor às 15h

26/12 – Missa da Sagrada Família às 15h

27/12 – Missa da Sagrada Família às 11h e 15h

01/01 – Missa de Ação de Graças às 15h

Os encontros estão ocorrendo com a presença do público liberada em até 30% da capacidade. Todas as missas são transmitidas virtualmente através das redes sociais oficiais do Santuário.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.