Içara: Hospital São Donato será referência em urologia a partir de 2021

Investimento será de R$ 500 mil, já garantido pelo Secretário do Estado da Saúde

Foto: Divulgação/ Assessoria
- PUBLICIDADE -

Içara

Além do atendimento 24h em ortopedia e obstetrícia, a urgência e emergência do Hospital São Donato terá também o serviço de urologia à disposição a partir de 2021. A fundação filantrópica de Içara já está inclusive em preparação para o referenciamento estadual. O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil em equipamentos complementares. Em visita nesta quinta-feira, dia 10, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, garantiu o recurso necessário para os instrumentais que permitirão procedimentos como a rápida fragmentação de pedras e a desobstrução de canais pelo Sistema Único de Saúde.

- PUBLICIDADE -

“Seremos porta da urgência e emergência de urologia e atenderemos também a demanda eletiva de cirurgias entre Florianópolis e Passo de Torres”, indica o diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Luca. “A pandemia nos levou a outro problema, que é a elevação da fila de espera por cirurgias. A regionalização de especialidades será fundamental para resolvermos esta situação”, indica o secretário André. Ainda segundo ele, a organização demonstrada pelo hospital em Içara vai ao encontro da proposta de qualificação das unidades hospitalares para levar mais conforto e segurança aos catarinenses.

Conforme a secretária de Saúde de Içara, Jaqueline dos Santos, a urologia também compõe as especialidades ambulatoriais do município. Contudo, a demanda esbarra na falta de acesso hospitalar para a continuidade dos atendimentos. O Hospital São Donato permitirá a partir de janeiro reduzir, ou até zerar, a fila. A estruturação da urologia foi apresentada pelo hospital também para a prefeita eleita Dalvania Cardoso (PP). Já o anúncio de recursos por André Motta foi acompanhado pela diretoria da fundação filantrópica e o atual prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.