Ferramentas para mosaicos são produzidas nos laboratórios UniSATC

Processo é resultado de parceria entre os cursos de Design e Engenharia Mecânica

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Criciúma

Estimular a arte musiva e despertar o interesse dos acadêmicos em aprender mais sobre a técnica. Para auxiliar, os cursos de Design e Engenharia Mecânica do Centro Universitário UniSATC se uniram e estão desenvolvendo as ferramentas necessárias para quem deseja aprender e praticar a arte dos mosaicos.

- PUBLICIDADE -

A inspiração veio do trabalho das Manas Bonetti, artistas de Urussanga, que se especializaram na técnica e hoje são grandes professoras na região. “Queremos despertar o interesse de nossos alunos. Mas como as ferramentas utilizadas no processo são de valor elevado veio a parceria com o curso de Engenharia Mecânica, para a produção dos instrumentos”, explicou o professor de Design, Rodrigo Casteller Vicentin.

No Laboratório de Conformação Mecânica e Processamento de Polímeros (Lacomp) foram preparados dois conjuntos de ferramentas, cada um com uma “martellina” e um “tagliolo”, um pequeno martelo e uma talha. Ambos são fundamentais para efetuar o corte das pequenas peças que vão formar o mosaico.

“O desenvolvimento deste trabalho é importante para os dois cursos. O aluno de Design pode treinar a sua capacidade criativa através de formas e cores, criando um mosaico que tenha harmonia nas formas e cores e passe uma mensagem para o observador. Já o aluno de Engenharia Mecânica consegue trabalhar desde o início do projeto, pesquisando materiais e produzindo a ferramenta, onde o resultado final do projeto deve atender as expectativas do cliente, pensando no melhor processo de fabricação para a obtenção do produto”, afirmou o professor de Engenharia Mecânica Alexandre Milanez.

As peças, produzidas em aço, estão sendo testadas pelo professor Casteller e serão disponibilizadas em breve para os estudantes.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.